Encanamento vai ligar o esgoto ainda não tratado da atual lagoa de estabilização, que será desativada, até a nova estação de tratamento de esgoto, que entrará em operação em 2026.

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou esta semana obras de assentamento dos emissários de efluente bruto entre a lagoa de estabilização e a Nova ETE Potecas, em São José.
A instalação da tubulação começou dentro da ETE Potecas e a partir da próxima semana, com início na segunda ou terça-feira (23 ou 24/9) segue pela rua João José Martins. Mais de 450 metros de tubulações serão instaladas, com previsão de conclusão em 20 dias. O trânsito será organizado em sistema siga/pare, entre 9h e 17h. O clima poderá alterar o cronograma.
“Vamos trabalhar em meia pista, com a equipe devidamente sinalizada. Vai ter a equipe para fazer o sistema siga/pare e não prejudicar o trânsito local. E sempre ao final das atividades a vala fica totalmente fechada”, informa o engenheiro da CASAN Antônio Alexandre Martins.
ETE Potecas
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.
Com investimento total de R$270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade para atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.