Depois de restringur acesso a trailers motorizados em áreas públicas a gestão municipal de Governador Celso Ramos, com apoios de outros órgãos como Bombeiros, organizou uma força tarefa para coibir uso indevido de espaços em áreas de preservação ambiental.

Uma operação conjunta desmontou dois acampamentos irregulares em áreas de restinga nas praias de Ilhéus e da Ilha Grande de Palmas, em Governador Celso Ramos. A ação foi conduzida pela Fiscalização Municipal da Operação Verão, pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famgov) e pelo Corpo de Bombeiros Militar.
A iniciativa partiu de denúncias recebidas pelas autoridades. A primeira abordagem ocorreu na Ilha Grande, Praia de Palmas. No local, foi encontrado um acampamento montado, mas sem ocupantes. Os agentes públicos desmontaram as estruturas e recolheram os resíduos para descarte adequado.

O segundo e principal foco da operação foi um grande acampamento clandestino na restinga da Praia dos Ilhéus. No local, foram encontradas diversas barracas, vestígios de fogueiras e até um banheiro improvisado. A estrutura era utilizada por um grupo familiar de aproximadamente 30 pessoas. A equipe de fiscalização notificou o grupo e estabeleceu um prazo para a remoção total dos materiais pelos próprios ocupantes. Uma nova vistoria está agendada para esta semana para verificar o cumprimento da determinação.
Em Governador Celso Ramos, o acampamento irregular é expressamente proibido. A legislação municipal estabelece regras rígidas para o uso das praias e Áreas de Preservação Permanente (APPs), visando a proteção ambiental e a ordem pública.
Conforme a Lei Municipal 1.955, de 4 de novembro de 2025, é vedada a instalação de estruturas de camping, barracas e equipamentos de lazer em APPs, como as restingas. A norma também proíbe o uso de fogo e de churrasqueiras para cozinhar na orla das praias, em APPs ou em áreas protegidas pela Lei Federal nº 9.605/1998. As infrações estão sujeitas a multa de 10 (dez) UFM – Unidades Fiscais Municipais.
O valor da UFM em Governador Celso Ramos para 2025 é de R$ 156,92. A partir de 1º de janeiro de 2026, a unidade passará a valer R$ 164,25.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.
