Operação que resultou em demolições na Comunidade do Norte da Ilha ocorreu na manhã dessa quinta-feira (29/1) e gerou revolta seguida de passeata pelas ruas do Bairro Ingleses.
Veja o vídeo do protesto dos moradores aqui.

O jornalismo da TV Portal Grande Floripa recebeu nessa noite de quinta-feira (29/1) uma nota distribuída pelo setor de imprensa do Batalhão da Polícia Militar que atua na região Norte da Ilha onde está localizada a Comunidade do Siri. O local, que foi alvo de uma operação de demolição de 9 construções é, segundo a prefeitura, uma ocupação irregular em meio as dunas.
Como o nosso jornalismo já mostrou nesse conteúdo moradores reclamaram não só da Operação Solo Legal da Floram, mas de como a PM deu suporte para o trabalho dos agentes da prefeitura que executaram as ordens de demolições no local.
Abaixo a nota 21º Batalhão de Polícia Militar na íntegra:
Na data de hoje, quinta-feira, 29, o 21º Batalhão de Polícia Militar, em conjunto com órgãos municipais, realizou a Operação Solo Legal no bairro Ingleses, na Comunidade do Siri, em Florianópolis.
Para garantir a segurança da operação e a integridade dos trabalhadores que atuavam no local, foi mobilizado um efetivo reforçado, com apoio de unidades especializadas, incluindo BOPE (Batalhão de Operações Especiais), BPChoque (Batalhão de Choque) e Cavalaria.
Durante a ação, foram demolidas nove edificações irregulares e desabitadas, além do cumprimento de um mandado de busca e apreensão de um menor.
No decorrer da operação, houve início de tumulto, com arremesso de pedras contra as equipes que trabalhavam no local. Diante da situação, com base nas informações preliminares, foi necessário o uso de munição de elastômero e espargidor de pimenta, com o objetivo de restabelecer a ordem e garantir a segurança das equipes envolvidas.
Após a operação, as guarnições do 21º Batalhão de Polícia Militar permaneceram nas imediações da comunidade como medida preventiva, visando coibir tentativas de quebra da ordem pública e assegurar a segurança no local.
Por volta das 17h, iniciou-se uma manifestação de moradores da comunidade, com tentativa de bloqueio de via pública. Durante a ocorrência, conforme o apurado inicialmente no registro policial, uma guarnição da Polícia Militar foi cercada por manifestantes, que tentaram intimidar os policiais com tapas na lataria da viatura.
Na sequência, um ônibus de transporte coletivo foi depredado. O motorista do veículo foi atingido por uma pedra e sofreu ferimentos leves.
Foi necessário fazer uso diferenciado da força, conforme diretrizes da PMSC, para conter uma escalada do tumulto.
A Polícia Militar segue no local, acompanhando a situação e atuando para garantir a ordem pública, a segurança da população e a preservação da integridade de todos os envolvidos.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.
