Segundo a denúncia de moradores além do mato alto e risco de Dengue, bancos quebrados e banheiros públicos fechados são entraves para uso seguro da comunidade em área de lazer no município de Palhoça.
Clique aqui para ver o vídeo gravado por um morador.

O jornalismo da TV Portal Grande Floripa teve acesso a fotos e vídeos enviados por Diógenes Makowiéski.
Ele tem um apartamento em frente a chamada Praça do Skate, no Bairro Nova Palhoça. Segundo Diógenes a última manutenção da prefeitura no local foi em dezembro de 2025, quando foi realizada pintura e poda da vegetação na praça. Essa ação inclusive foi compartilhada com moradores que também pintaram algumas áreas externas como os banheiros da praça.
Mais de dois meses se passaram e a comunidade vem convivendo com problemas de infraestrutura que se arrastam, como sanitários sem utilização por falta de manutenção, brinquedos quebrados e a convivência com animais indesejados já que o capim está alto.

“O mato está com aproximadamente 1,20m de altura, criando ambiente propício à proliferação de animais peçonhentos e pragas urbanas. Além de cobras, já foram visualizados lagartos, ratos de grande porte (ratazanas) e diversos outros animais no local”, contou Diógenes.
Além dos problemas apontados outro que preocupa a comunidade, que usa o espaço, é o mosquito Aedes Aegypti. O medo é que com a falta de manutenção o local acabe acumulando água e a Praça passe a ser um criadouro para as larvas do mosquito propiciando um ambiente de rísco para a saúde pública com a disseminação da Dengue.

Moradores cansados de esperar já realizaram manutenções na Praça Nova Palhoça
Diógenes lembra ainda que entrte janeiro e fevereiro de 2024 o local já precisou se um mutirão de moradores próximos para que a Praça tivesse condições de uso. Já em dezembro de 2025 a prefeitura fez a roçada da vegetação da praça e compartilhou a pintura com os moradores. Desde então não foi realizada mais nenhuma benfeitoria por parte do município.
“Esta praça foi revitalizada pelos próprios moradores, inclusive com pintura custeada e realizada pela comunidade, diante da ausência de manutenção adequada pelo poder público”, afirmou.


Esperando o poder público

Para pedir socorro e sensibilizar os gestores públicos um texto foi redigido e distribuído em grupos de whatsapp com a esperança que chegue até as autoridades competentes do município de Palhoça. O material aborda os problemas de uso da Praça Nova Palhoça apontando o mato que chega atualmente a mais de 1,20m de altura e pede inclusive apoio dos vereadores da cidade para resolução do problema.
O jornalismo da TVP Grande Floripa vai enviar esse conteúdo para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Palhoça pedindo que a gestão municipal se posicione sobre o assunto.
Por: TV Portal Grande Floripa.
Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui.
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.
