Decisão veio com imbróglio envolvendo as cidades de Palhoça e São José sobre a responsabilidade da manutenção das pontes na rua Afonso Pena, em frente ao Brasil Atacadista, que ligam os dois municípios.
Texto atualizado às 11h18m em 14/2 com o contraponto do Governo do Estado.

Com os moradores reclamando de buracos e mato alto próximo as pontes que ligam Palhoça, pelo Pagani, até a SC 281, em São José, um empurra empurra em busca de quem compete esses serviços foi criado.
Segundo informações da Prefeitura de Palhoça as obras de limpeza e manutenção estão sendo realizadas regularmente e inclusive, segundo a gestão municipal, estão em dia no lado palhocense.
Para a prefeitura de São José um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Palhoça prevê a construção de pontes. Essas novas estruturas, que ligariam as duas cidades, estão dentro do projeto da Avenida das Universidades, que ligará o bairro Pagani, pelo Rua Afonso Pena até o Frei Damião e o acesso a SC 281, no Sertão do Maruim.
A nova avenida terá 3km em um investimento de R$ 11 milhões do Governo de Santa Catarina. Os trabalhos estão em estágio avançado de drenagem e pavimentação asfáltica, focando na interligação direta entre o Pagani e os bairros próximos, como o Pedra Branca. A obra, que faz parte do Plano 1000 do Governo do Estado, tem prazo de execução de 8 meses.
Segundo as informações apuradas pelo jornalismo da TV Portal Grande Floripa falta cerca de 40% para a conclusão da obra com entrega prevista para o final de 2026.
Imprasse
Diante deste cenário e do impasse entre as partes o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) resolveu não aguardar e anunciou, na última quinta-feira (12/2), a construção de duas novas pontes em um investimento Investimento prórpio de R$ 4 milhões do município. Além do novo acesso ao Sertão do Maruim, pelo Frei Damião em Palhoça, uma nova ponte fará a ligação ao Aeroclube. As obras, de acordo com a gestão municipal josefense, estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano.
Em matéria no site da prefeitura de São José o atual secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, disse que a decisão foi determinada pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila após a falta de avanço em convênio relacionado à Avenida das Universidades, em Palhoça. “O prefeito determinou que a Secretaria de Infraestrutura providenciasse os projetos para que o próprio município pudesse licitar e executar a obra, garantindo a melhoria do acesso ao Aeropark e ao Aeroclube”, destacou.
Novas Pontes
A primeira ponte será construída entre as ruas Jorge José Zimmermann e Jorge José da Silva, sobre o Rio Imaruí, criando um novo acesso ao loteamento Aeropark, que pertence a São José. A estrutura terá vão livre de 22 metros e comprimento total de 28 metros. Após a conclusão desta ponte, a atual ligação será isolada e demolida para que seja construída uma nova estrutura no local.
A segunda intervenção será a reconstrução da ponte de acesso ao Aeroclube, na Rua Afonso Pena. Segundo o secretário, a nova ponte será totalmente construída do zero e terá padrão mais elevado, inclusive com altura superior à ponte existente no município vizinho de Palhoça.
Contraponto
Governo do Estado
O Governo do Estado, por meio da Assessoria da Secretaria de Infraestrutura, informou que não confere a informação de que no convênio com a prefeitura de Palhoça estão previstas a construção das pontes entre Palhoça e São José, onde hoje já existem duas estruturas que executam essa ligação.
“A Avenida das Universidades tem um fim bem específico: Construir a avenida. O convênio não contempla ponte alguma. Também há informações, que podem ser conferidas no Cigesp, de que as pontes estão do lado de São José, mas isso precisa ser checado no setor competente para delimitar os limites municipais. Quanto ao convênio, os repasses do Estado, via SIE, para a Prefeitura de Palhoça, estão em dia“.
Ainda segundo a Assessoria do Estado “As atuais (pontes), inclusive, não estão no escopo de responsabilidade da SIE, portanto a manutenção deve ser feita por quem tem a autoridade sobre as estruturas”.
O jornalismo da TV Portal Grande Floripa entrou em contato com a Prefeitura de Palhoça e com o Governo do Estado por meio de suas assessorias e aguardamos o retorno.
Por: TV Portal Grande Floripa.
Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui.
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.
