Compartilhe esse conteúdo.

Serviço é disponibilizado gratuitamente pela gestão municipal josefense por meio de agendamento para recolhimento de móveis inservíveis tanto por números fixos, whatsapp ou ainda 0800.

Além do serviço prestado pela empresa Ambiental, responsável pela coleta tradicional na cidade de São José, com frequência diária no Kobrasol/Campinas e três vezes por semana nos demais bairros, outros serviços relacionados a coleta de resíduos volumosos, como móveis descartados, pode ser realizado mediante agendamento e sem custos para o cidadão. Esse serviço está inserido na taxa do lixo da cidade, quando ocorre pela empresa Ambiental. Já a prefeitura da cidade destina seis camilhões próprios para esse tipo de coleta. O objetivo é oferecer uma alternativa para o descarte ilegal desse tipo de material no município.

Segundo apurou o jornalismo da TV Portal Grande Floripa para agendar é necessário solicitar o serviço da Ambiental por meio dos telefones (48) 3112-3344 e (47) 99963-5900 (WhatsApp). Os moradores também podem agendar esse recolhimento por meio do telefone da Ouvidoria da Prefeitura de São José 0800 644 9040 ou mandando mensagem para o número (48) 98827-4447 (whatsapp).

São recolhidos eletrodomésticos (fogão, micro-ondas, máquina de lavar, geladeiras, etc.), móveis inservíveis (sofá, colchão, portas, etc.), e resíduos de podas de jardins (troncos de pequeno diâmetro cortados, galhos e folhas), desde que ensacadas, ou ao menos amarrados em fardos, sempre atendendo ao limite de 1m³ por domicílio.

Motador pode levar para descarte seu entulho e outros itens

O Ponto de Entrega Voluntário (PEV), onde o morador leva seu material de descarte, está localizado na Rua João José Martins, s/nº, em Potecas. O serviço é executado pela empresa  Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento LTDA, de segunda a sábado, das 8h às 16h20.

O PEV de São José tem como objetivo o recolhimento de materiais de vindos de construção civil, de obra de reformas, demolições, tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, madeiras, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, papéis, papelões, vidros, plásticos, tubulações plásticas, fiação elétrica; Também serão recebidos resíduos volumosos, como móveis de MDF inservíveis, colchões e sofás usados, entre outros; material decorrente de poda e jardinagem, como folhas, galhos, pequenos troncos e afins.

Aceita também eletroeletrônicos e eletrodomésticos – equipamentos condicionadores de ar, fogões, geladeiras, freezers, lavadoras, monitores e televisores de tubo, plasma LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, batedeiras, furadeiras, liquidificadores, ferros elétricos, secadores de cabelo, aspirador de pó, cafeteiras, computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares. Os resíduos coletados pela empresa são destinados ao aterro sanitário e para empresas de triagem.

Ecopontos

Já os Ecopontos são áreas estruturadas para receber resíduos que não podem ser descartados na coleta convencional, como restos de poda, móveis velhos e entulhos de pequenas obras. Essa opção evita o descarte irregular e mantém a cidade mais limpa e organizada. O Município também possui dois ecopontos, um localizado na Beira-Mar e o outro na Praça da Forquilhinha, na Rua Princesa Isabel, que funcionam 24h para colocação destes resíduos e de segunda a sábado, das 10h40 às 19h há servidores orientando os munícipes.

Reciclagem de vidros

Outro serviço prestado pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), é a reciclagem de vidros. São José já conta com diversos pontos de coleta em pontos estratégicos do município.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Além das garrafas de bebidas, em geral, também podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e garrafões de vidro, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros planos de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, cristais, pirex e similares, lâmpadas e blindex, telas de TV, vidros de medicamentos.

Confira os pontos de coleta aqui.

Por: TV Portal Grande Floripa.

Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa  clique aqui.

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *