Na foto o projeto idealizado com recursos do BID e que agora cobra o valor investido

Governador já havia anunciado ainda no ano passado que o novo espaço não seria na Ilha. Motivo apontado para mudança seria a falta de mobilidade do local anterior

Depois de seu antecessor tentar emplacar a todo custo o novo complexo Hospitalar do Governo do Estado no terreno do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital de Santa Catarina, o Governador Jorginho Mello (PL) bateu o martelo e a cidade escolhida foi São José.  

O projeto de Carlos Moises (REPUBLICANOS) previa a concentração de atendimentos em um mesmo espaço com os hospitais Governador Celso Ramos, Nereu Ramos, Infantil Joana de Gusmão e Maternidade Carmela Dutra. 

A ideia agora seria uma reestruturação no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, o Regional da Grande Florianópolis. O projeto ainda tiraria do papel o Hospital de Cardiologia que funcionaria no mesmo terreno. 

Para viabilizar a obra está sendo estuda uma parceria público privada, que já estava sendo implementada pelo governo anterior com parcerias que incluem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Idas e vindas 

Depois de ouvir o Deputado Ivan Naatz (PL) em março de 2023 Jorginho Mello (PL) resolveu suspender o leilão bilionário na Bolsa de Valores em São Paulo para contratação de parceria público-privada visando a construção de um novo Complexo Hospitalar em Florianópolis. O governo optou por revisar e readequar o projeto. 

A suspensão foi requerida no ano passado pela Secretaria de Estado da Fazenda, alegando a necessidade de reavaliação do processo. 

Em nota o governo disse “A medida também foi necessária em razão da indefinição sobre a tramitação do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa e que cria o chamado “Sistema de Garantias” – a aprovação do PL é fundamental para garantir maior segurança jurídica. 

BID pede ressarcimento 

Segundo a Reportagem da TV Portal São José apurou o governo do estado de Santa Catarina terá de ressarcir o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 896 mil dólares depois de o governador Jorginho Mello (PL) engavetar o projeto de construção do complexo. 

A informação é do jornalista Victor Irajá publicada em março de 2023 em coluna digital da Revista Exame.  

Além de ressarcir o BID em pela desistência, outros 141 mil reais terão de ser pagos à Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que estava reservada para o leilão da PPP no dia 7 de março de 2023 e que foi suspenso a pedido do governo do estado.

São José comemora 

Alheio a disputa de bastidores o Prefeito de São José, Orvino Ávila, comemorou os futuros investimentos em seu município. Em vídeo nas suas redes sociais disse: “Para nossa cidade é muito importante. São mais médicos e diversas especialidades para atender o josefense. O governador pode contar comigo para essa obra sair do papel o mais rápido possível”.   

Não se tem muitas informações do valor do novo projeto, que no governo anterior custaria R$ 872 milhões, mas que passaria certamente de R$ 1 bilhão de reais.  

Por: Beto Motta 

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu