Reunião foi solicitada pela Câmara de Vereadores de São José

Para discutir a maior obra em execução no Brasil, o Contorno Viário da Grande Florianópolis, a Câmara de Vereadores de São José promoveu na tarde dessa terça-feira (5) Reunião Pública para debater o andamento da obra, que tem previsão de entrega para julho deste ano.  

Participaram como autoridades convidadas o Vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), Lucas Cleiton de Oliveira, que integra a pasta de infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado, representando o Governador Jorginho Mello. Do Grupo de Trabalho (GT) de Mobilidade do Condes da Grande Florianópolis, estava Tassio Taniguchi e o Presidente do Conselho Metropolitano, Engenheiro Valdir Antunes da Silva.

Da Polícia Rodoviária Federal, núcleo São José, o representante foi Gabriel de Souza, chefe do Patrulhamento e Fiscalização da PRF, também estavam Nardi Arruda, Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de São José, e Tiago Tibiriça, Gerente de Obras da Arteris, empresa responsável pela obra do Contorno viário da Grande Florianópolis e o Presidente da Federação de Empresas de Transporte de Cargas de SC, Dagnor Schneider. A reunião foi comandada pelo Presidente da Câmara, Matson Cé (PSD).  

Da Câmara de São José, participaram os vereadores Ruanito da Silva (Republicanos), Marcos Andrade (PL) Jair Costa (PSD), Meri Hang (PSD) Adair Tessari (Republicanos), Romeu Neto (UB), Mauro Fiscal (PATRIOTAS), Sanderson de Jesus (MDB) e Alexandre Cidade (MDB). 

Ausências 

O encontro não contou com a presença do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Denit, Alissom de Andrade, que foi convidado, mas disse não poder estar presente. O órgão também não enviou representantes. O mesmo aconteceu com a Associação Metropolitana da Grande Florianópolis, Aemflo. Com sede em São José a entidade representa a categoria dos empresários na região e não enviou representante, mesmo convidada.  

Previsão de entrega da obra julho de 2024 

Tiago, da Arteris, garantiu que a empresa vai entregar a obra em julho de 2024

O Primeiro a falar foi o representante da Arteris Autopista Litoral Sul, Tiago Tibiriça, que fez uma explanação usando Power Point.  Segundo ele o Contorno Viário foi projetado para fazer o trajeto completo entre Biguaçu até Palhoça em 38 minutos, retirando da BR 101 o tráfego que hoje é de 18 mil caminhões pesados ao dia. Com a obra pronta o ganho de tempo, se comparado ao trajeto feito atualmente pela BR 101 que passa por dentro dos municípios da região levando 2h, será 1h22m menor. O principal objetivo da obra, segundo Tiago, é diminuir o tempo de viagem no trecho e retirar veículos de grande porte da BR 101. 

Números 

A obra do Contorno Viário tem 50km de pistas duplas, quatro túneis duplos com 7,3km no total, sete pontes duplas, 20 passagens em desnível, seis trevos de intersecção. Para realizar a obra foram precisos desapropriar 1.179 propriedades. O investimento da Arteris é de 3,9 bilhões de reais, gerando 3,2 mil empregos. Em relação aos túneis, segundo o representante da Arteris, os de Palhoça que começaram por último já foram escavados. Em relação as pontes duplas, todas já foram construídas, inclusive em Palhoça. Das 20 passagens de desnível, 16 já foram entregues. Três delas no município de Palhoça ainda faltam entrar em operação, ou seja, ser entregues. Essa semana foi ativada a 17ª passagem. Trabalham atualmente na obra, a grande maioria no lado sul em Palhoça, cerca de 1600 funcionários.  

Trevos de Interseção com a BR 101 

Os 500 metros do Viaduto da Trombeta no trecho Sul em Palhoça é a parte que requer mais esforço da Arteris para entregar a obra no prazo

Segundo Thiago, no trevo de início do Contorno na BR 101, divisa dos municípios de Biguaçu e Tijucas, os trabalhos estão sendo finalizados com a entrega da terraplanagem, obras de engenharia e agora a instalação da iluminação pública do local.  

Já no lado de Palhoça a ligação do contorno com a BR 101, para quem vem do Sul, será feita por um viaduto de 500mts.  O Viaduto, conhecido como Trombeta, que tem uma complexidade na construção e exigiu a construção de 160 vigas pré-moldada já tem a fundação pronta e cerca da metade da ligação com a BR 101 pronta. 

Dos 50km do Contorno viário, 45km já foram pavimentados. Restando apenas menos de 5km no trecho sul que compreende o trevo da BR 282 até a interseção com a BR 101, onde a obra está concentrada atualmente. Nesse local estão sendo construídos outros três viadutos que passarão por cima de ruas de Palhoça com expectativa de finalização até a entrega da obra, marcada para julho de 2024. 

Túneis totalmente automatizados 

Túnel quatro em São José: Istalação dos sistemas de segurança sendo realizados

Nos túneis prontos a Arteris já está implantando o projeto de automação com os sistemas de segurança como de combate a incêndio, iluminação de inteligência e de ventilação. Ao todo serão mais de 20 sistemas usados em cada um dos túneis da obra. Haverá salas de controle construídas ao lado dos túneis que serão interligadas com o controle de operação na sede da empresa em São José dos Pinhas, no Paraná.  

Prefeitura se São José reclama de demora de obras do Governo do Estado 

Vice-prefeito de São José cobrou o governo do estado para execução de obras de interligação com o contorno viário

O Vice-prefeito de São José, Michel Shlemper, falou da preocupação da administração municipal com a SC 281 em um trecho de 800 metros entre a alça de contorno até a BR 101 que não estão duplicados. Essa obra de duplicação seria de responsabilidade do governo do estado. Michel reclamou que o governo estadual está atrasado já que a obra começou há muito tempo. Falou também de obras de drenagem por parte do estado e que ainda não foram realizadas nas proximidades da Comunidade do Morro Azul,  

Fazendo um a parte, o representante da Arteris, Tiago, disse que é preciso sim ter uma ação nos entroncamentos das rodovias com o contorno viário, não só na SC 281, mas nas demais rodovias que cortam a obra.  

O Secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, questionou o representante da Arteris se de fato a obra será entregue em julho de 2024, uma vez que segundo o Arruda há muito o que fazer nos cerca de 5km da obra em Palhoça. 

Mais uma vez Tiago usou a palavra e garantiu que não haverá atrasos na entrega do Contorno. Do total da construção do Anel Viário apenas três viadutos, considerados pequenos por ele, é que estão sendo finalizados num trecho total de obra de cerca de 4,5km. Ainda segundo Tiago, nesse trecho houve espera para continuidade dos trabalhos em virtude do solo que tem adensamento profundo.  

Condes pediu atenção para obras complementares de acesso a propriedades privadas

Engenheiro Valdir Antunes da Silva também se mostrou preocupado com a ocupação irregular das áreas ao lado da obra após ser entregue

O Presidente do Conselho Metropolitano, Engenheiro Valdir Antunes da Silva, que disse ter feito recentemente uma vistoria na obra e acredita que o Contorno Viário será entregue dentro do prazo, mas afirmou que é preciso continuar acompanhando a obra. Ele alertou que será necessário um projeto complementar da obra uma vez que só estão projetadas seis áreas de acesso as propriedades as margesn da nova rodovia. Fechou sua fala afirmando que essas obras complementares deverão ser realizadas pela prefeitura de São José. Ele chamou a atenção dizendo que os vereadores estão atrasados fazendo uma relação ao Plano Diretor da cidade que foi enviado pelo executivo e segue sendo analizado na casa. 

Michel sobre esse tema disse que a prefeitura incluiu no Plano Diretor uma faixa de 300 metros no Rodo Anel em ambos os lados não edificantes. Segundo Michel o Plano já foi enviado a Câmara para ser avaliado.  

Poucos Policiais Federais e mais 50km de fiscalização 

Para Gabriel é preciso aumentar o efetivo da PRF para garantir a fiscalização segura a todos

O chefe do Patrulhamento e Fiscalização da PRF policial, Gabriel de Souza, externou sua preocupação com o incremento da malha rodoviária em cerca de 50km. Ele acredita que a obra será entregue dentro do prazo, o que daria cerca de 4 meses para a PRF se planejar para a execução desse novo acúmulo de função policial de fiscalização no trecho do Contorno Viário.  

Ele pediu que o Governo Estadual, Municipal e inclusive a Arteris façam pressão para o envio de recurso federais para ampliação do efetivo da PRF. Sugeriu uma parceria entre a Polícia Militar, Guardas Municipais e PRF para que o trabalho possa ser feito de forma eficaz e com segurança, tanto para quem transita, como para quem vai desempenhar as funções de fiscalização no trecho.  

Alexandre Cidade, Vereador de SJ, se demostrou estar descrente para o prazo de entrega da obra caso as equipes de trabalho não sejam aumentadas

Já fechando a reunião o Vereador, Alexandre Cidade (MDB), se pronunciou preocupado com o prazo de entrega da obra, marcado para julho. Ele acredita que será preciso ter equipes extras para que o prazo seja cumprido. Sobre os sistemas de automação, ele também se mostrou preocupado já que todos os sistemas serão operados a longa distância na sala de Controle da Arteris em São José dos Pinhais, (PR). Quis saber do representante da Arteris se as turbinas estão prontas para realizar a função desejada, que é a troca de ar no interior dos túneis e aferição da temperatura deles.  

O Presidente da Câmara de São José, Matson Cé (PSD), disse que será preciso uma intervenção junto ao governo do estado para as que as obras complementares na SC 281 saiam do papel. Ele acredita que serão realizadas pelo estado “até porque é um recho de apenas 800metros”, avaliou.

Tiago por fim confirmou que o cronograma da obra não é linear dando a entender que pode ter ajustes com incremento de profissinais. Sobre as turbinas informou que no túnel quatro em São José o equipamento já foi instalado. Ele mais uma vez confirmou a entrega do Contorno Viário para 31 de julho de 2024. 

Por Beto Motta 

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