
Já esta funcionando a nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na Ponta do Coral, no bairro Agronômica, após restauração do prédio histórico. A Secretaria Municipal de Saúde estima realizar cerca de 900 atendimentos mensais no local, com melhor infraestrutura e mais profissionais para acolhimento. O funcionamento do CAPS é porta aberta, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.
Estrutura
Após a restauração, o novo CAPS Ponta do Coral oferece uma moderna e acolhedora infraestrutura para atender às necessidades da comunidade. Com aproximadamente 750 m², a nova unidade preserva as características originais do edifício e ainda prioriza a acessibilidade estrutural. O espaço abriga sete consultórios, posto de enfermagem, sala de aplicação de medicamentos, espaço de convivência, refeitório, quarto coletivo e áreas administrativas. Esta mudança representa um aumento significativo de 40% em relação à estrutura anterior no bairro Estreito, onde o serviço temporariamente funcionou.
“A edificação original possui mais de 50 anos, a opção de restauro vem não apenas para preservar as características físicas, mas também homenagear um serviço que é realizado no local desde a década de 90”, ressalta o Secretário Adjunto de Saúde, Humberto João dos Santos. “Com a estrutura reformada, tanto pacientes quanto funcionários estarão em ambientes acolhedores, inclusive com mobiliários e equipamentos novos”.
O Centro de Atenção Psicossocial oferece atendimento em situações de crise em saúde mental, acolhimento individual, coletivo e familiar. Os profissionais realizam visitas domiciliares, articulam a necessidade de acompanhamento dos pacientes em outros dispositivos da saúde, assistência social e educação. O local é marcado por ações de reabilitação psicossocial, com atividades multidisciplinares, tratamentos e acompanhamento.
Por: Beto Motta com informações PMF
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar