
Em 2023 a Operação Quaresma registrou quatro ocorrências este ano esse número chegou a seis segundo balanço divulgado pela Polícia Militar de Santa Catarina essa semana.
A PM finalizou a operação no dormindo dia 31. Foram 45 dias dessa estratégia que incluiu abordagens e barreiras policiais nas entradas das cidades. Em 2023 foram 30 dias de operação, entre 9 de março e 9 de abril com quatro registros de ocorrências ligadas a Farra do Boi no estado, todas na região litoral.
Dos registros este ano, dois aconteceram em Governador Celso Ramos, e um nas cidades de: Porto Belo, Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis. Destes, quatro animais foram recolhidos e uma multa aplicada aos infratores por maus tratos.
Além disto, a operação resultou na abordagem de 2.455 pessoas e 2.545 carros e motos, três mandados cumpridos e seis termos circunstanciados. Neste período, a Polícia Militar realizou 769 programações operacionais, ou seja, ações para inibir e prevenir a prática do delito.
A Operação Quarema da PM/SC contou com apoio de órgãos da vigilância sanitária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), com mais de 20 visitas preventivas, visando o cumprimento da Lei nº 9605/98, contra as práticas de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.
Por Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar