A decisão foi tomada nessa sexta-feira (3/5) e as aulas estão suspensas a partir de segunda-feira (6/5)

O Calendário Acadêmico do Instituto Federal de Santa Catarina de Florianópolis – IFSC, será suspenso a partir de segunda-feira (6/5). O motivo, segundo apurou a reportagem da TV Portal Grande Floripa, é a greve dos servidores públicos federais que está afetando todas as aulas, mesmo que nem todos os professores tenham aderido ao movimento.
Durante o encontro do Colegiado do Campus Florianópolis hoje (3/5) a representação dos alunos levou o resultado da assembleia realizada pelo Grêmio Estudantil do IFSC de Florianópolis na sexta-feira (26/4) aprovando que a solicitação que as aulas fossem suspensas até o fim da greve fosse levada ao colegiado.
Por ampla maioria de 10 votos a favor os membros do colegiado aceitaram o pedido dos alunos tendo em vista que não fossem ainda mais prejudicados decidindo, portanto, paralisar as aulas a partir de segunda-feira (6/5). A decisão foi formalizada por meio da Resolução 08/2024 – CF.
Para os alunos que tiverem dúvidas foi disponibilizado o e-mail comunicacao.fln@ifsc.edu.br.
Greve no IFSC
Segundo apurou a nossa reportagem cerca de 46 instituições federais estão em greve no Brasil.
Em Santa Catarina desde o dia 8 de abril, depois de uma assembleia do Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos e Docentes do Instituto Federal de Santa Catarina, Sinasefe – SC, realizada em 3 de abril onde foi aprovado o indicativo de greve a categoria participa do ato de mobilização, mesmo que não na sua totalidade. Mesmo assim alguns serviços administrativos e periodos de aulas tem sido afetados.
Reflexos da greve já é a suspensão da prova de classificação
Além de suspender as aulas em virtude da adesão à greve por parte do corpo docente da instituição a prova do exame de classificação para o Ensino Médio Técnico 2024.2 do IFSC, marcada para 19 de maio, foi suspensa. O sorteio para ingresso no Ensino Médio Técnico também foi suspenso. Uma nova data será marcada e comunicada aos candidatos.
Segundo matéria no site “O IFSC decidiu pela suspensão da prova devido à greve dos servidores públicos federais: sem a adesão dos servidores dos câmpus, não há possibilidade de organização da logística e aplicação da prova”.
O texto na matéria do Portal do instituto ainda diz que: “Todos os candidatos com inscrição confirmada continuam inscritos. Estes devem acompanhar as informações pelo próprio e-mail cadastrado no ato de inscrição, pelas mídias sociais e pelo portal do IFSC”, finaliza o conteúdo.
Negociação federal
O movimento grevista nacional continua as tratativas por meio do Ministério da Gestão, do governo federal. A última proposta enviada aos servidores federais indica 0% de aumento em 2024, 9% para janeiro de 2025 e 3,5% para maio de 2026. A categoria pede 22,71% iniciando a reposição ainda em 2024 e seguindo até 2026 escalonadamente.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar