Prefeitos da região, deputados, e o governador do estado não compareceram ao ato

Doze anos de espera, um investimento de 3,9 bilhões de reias e finalmente o Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra de infraestrutura viária em execução do país e que promete ajudar da mobilidade urbana da região, está sendo inaugurado.

O ato contou com a presença de autoridades entre elas o Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, Ministro dos Transportes, Renan Filho, presidente da Arteris, Sérgio Garcia e do público em geral, na grande maioria simpatizantes do partido dos Trabalhadores.

A primeira visita a Santa Catarina do presidente Lula do Partido dos Trabalhadores nesse mandato teve um forte componente político e clima de expectativa de como o grupo mais ligado a direita em Santa Catarina iria se comportar. Ou seja se compareceriam a cerimonia.

Os prefeitos das cidades do entorno, na maioria apoiados ao atual governador que é do Partido Liberal, não compareceram. O presidente Lula mostrou seu descontentamento ao agradecer a presença da vice governadora do estado, Marilisa Boehm, e citar indiretamente o governador Jorginho Mello e disse que muitos pensam pequeno.

Lula visivelmente desconfortável com falta da classe política local na cerimonia desabafa no microfone citando o governador e prefeito

“Esse Governador que está aqui eu não conheço, portanto não posso falar mal dele, mas ele perdeu uma oportunidade de participar da inauguração da obra mais importante do Estado de Santa Catarina”, frisou em meio a aplausos.

Olhando agora para a vice-governadora, que estava no local e minutos antes na sua entrada e citação havia sido vaiada, Lula prosseguiu.

“A governadora tá vendo se viesse aqui (governador) seria tratado com respeito. Ia fazer o discurso que ele quisesse fazer. Ninguém ia punir ou controlar o que ele fosse falar. E o prefeito a mesma coisa. Lamentavelmente tem gente que pensa pequeno. Tem gente que age pequeno. Não enxerga a necessidade do povo brasileiro”, finalizou.

O presidente continuou sua fala pontuando as ações de seu governo com destaque para a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Governador Jorginho Mello está em um evento no Espírito Santo e enviou sua vice para representa-lo. Da Assembleia apenas os deputados ligados a Partidos dos Trabalhadores estavam presentes.

Obra

O Contorno Viário tem 50 km de pistas duplas, 6 acessos por trevos, 4 túneis duplos, 7 pontes duplas, 21 passagens em desnível nessa que era até então a maior obra viária em execução no país.

O traçado terá velocidade operacional de 100km/h e 44 radares nos dois sentidos.

Estima-se que o tempo de viagem no trajeto do Contorno será de 40 minutos, 50% menor que o atual em horários de pico. Por dia 30 mil veículos devem ser deslocados da BR 101 para o Contorno Viário.

De Palhoça o presidente Lula seguiu para Itajaí onde participou do lançamento do primeiro de quatro navios previstos no programa Fragatas Classe Tamandaré, executado pela Marinha do Brasil.

Atenção: Mesmo com a inauguração nessa sexta-feira dia 9 de agosto a previsão é que a liberação das pistas do Contonro Viário ocorra somente no sábado dia 10 de agosto a partir das 15h. O motivo seria a necessidade de desmontagem da estrutura usada na solenidade de abertura.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

One thought on “Com palanque esvaziado Lula inaugura Contorno Viário da Grande Florianópolis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu