Em um trecho total de 8,250 km, a projetada Avenida Beira Mar de Barreiros realizará a ligação entre São José e Florianópolis pela Beira Mar Continental e a BR 101 em Barreiros.
Clique aqui para ver essa matéria em vídeo.
Além da nova malha viária o local terá ainda uma grande área de lazer. A Obra tem um prazo de conclusão de dois anos com um custo total de 509 milhões, divididos entre as duas cidades. Etapas agora são de aprovação na Câmara, financiamento, lançamento do edital, escolha das empresas vencedoras e início das obras.
Somado ao Contorno Viário, programado para ser inaugurado no primeiro semestre de 2024, o acesso a Florianópolis pela Avenida Dep, Leoberto Leal entre São José e Florianópolis, a chamada Avenida Beira Mar de Barreiros, deve ser a próxima aposta das autoridades locais na mobilidade urbana da Grande Florianópolis.
Com um volume cada vez maior de veículos as consequências todos conhecemos. Vias congestionadas. Segundo a Secretaria nacional de Trânsito, em 2006 eram 78. 361 veículos. Em 2022 os números chegaram a 189,333. Um crescimento superior a 100% em menos de 20 anos.
Nesses organismos urbanos vivos em constante transformação, as cidades próximas a Florianópolis, como São José, Palhoça e Biguaçu, cresceram e se tornaram uma só região, onde das divisas densamente povoadas emergem os veículos automotores. Mais uma vez o resultado é o estrangulamento, especialmente dos serviços públicos compartilhados, como é o caso de vias públicas.
Primeiro passo foi dado
No dia 19 de outubro, a prefeitura entregou em mãos ao Presidente da Câmara de Vereadores, Matson Luis Cé, que ladeado de outros vereadores recebeu o projeto da Avenida Beira Mar de Barreiros.

“Importantissima. E a Leoberto leal ganha a revitalização dela. Ela passa a swer uma via de mão unica. Muito importante para o comercio local. Então a Cãmara de Vereadores recebeu o projeto. Está nas nossas comissões para parecer. Posterior a esses pareceres vai a votação. Eu tenho certeza, vereadores todos são favoraveis, entendem a importância da obra. E é a maior obra de infraestrutura do município de São José”, falou o presidente da câmara josefense.
Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis acredita que a obra terá impacto positivo.
“Na verdade, já é uma bandeira que a AEMFLO/CDL de São José já defende. Essa é uma obra esperada há anos. Então ela vai comtemplar, sim, muito para o benefício de São José. Eu acho que a ligação Florianópolis/São José, através da Beira Mar de Barreiros, acho que era o que estava faltando. Então somando os dois, Tanto São José, como Florianópolis, vai ganhar muito em infraestrutura. É isso que a gente precisa”, pontuou o Presidente da AEMFLO/CDL São José, Gilberto Rech.

Nossa reportagem foi as ruas para ouvir o que acham os moradores da região.
“Acho muito importante para reduzir o fluxo de veículos aqui nessa via. Derepente fazer uma só de ida e outra de volta. Valorização dos imóveis aqui vai melhorar bastante, Tais Elaine Merisio, moradora do Bela Vista II.

“Eu acho que vai deixar um corredor. Porque hoje o pessoal passa com pressa para ir ao centro. Para virar um trânsito local. Onde o usuário vai ter mais tempo, mais espaço para poder estacionar e acaba usufruindo mais o comercio da região”, disse Adriano Hilissem, comerciante da Avn. Leoberto Leal.

Pra gente como morador vai ser mais interessante. Porque fim de semana você não precisa se deslocar até a Beira Mar continental até outra Beira mar. Você pode só descer do prédio. Atravessar a rua e aproveitar o fim de semana com criança. A questão dom trânsito acho que vai desafogar bastante o trânsito aqui. Porque horário de pico, vai buscar criança no colégio, você não consegue. Tem vias alternativas? Tem! Mas, tudo acaba numa fila quilométrica. Então pra gente acho que vai ser bem vantajoso”, avaliou Stefani Goeten, moradora de Barreiros,

Projeto Executivo
A iniciativa conjunta entre Florianópolis e São José vem sendo debatida desde 2019 e promete ser uma importante ferramenta de mobilidade para desafogar o trânsito nas vias de acesso a capital do estado.
Orçada em 509 milhões de reais: Dividido em R$ 244 milhões de São José e R$ 265 milhões de Florianópolis, a obra prevê uma área de lazer de 28 mil m² ao lado das 4 pistas de rolamento e outras 5 áreas menores dívidas em bolsões de estacionamentos ao longo da via; 5 salas multiuso (40 m² cada) destinadas ao ensino de educação ambiental, informática, culinária, artesanato, dança, dentre outros. Sala de 200 m² para reuniões, festividades e comemorações, concha Acústica de 150 m² para apresentações, espaço cultural, área de lazer e academia para 3ª idade, além de pista de skate, quiosques e equipamentos.
Por isso a obra é tratada como prioridade para os gestores das duas cidades.
Caso aprovado pela Câmara Municipal de São José, o projeto segue para ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A expectativa é que essa análise deva levar no máximo 45 dias.
Por: Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.