Usuários do serviço de estacionamento rotativo do Município, que compraram créditos com a antiga operadora do serviço e não usufruíram dele, poderão utilizá-los. Crédito é transferido automaticamente para o aplicativo da nova concessionária quando o usuário faz o cadastro

As últimas informações levantadas em um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, revelaram que 196.575 usuários do serviço de estacionamento rotativo de Florianópolis, que compraram créditos com a antiga operadora do serviço e não usufruíram dele, podem utilizá-los atualmente com o aplicativo “Pare Fácil”. Um montante de R$ 1.843.958,47 em créditos deve ser restituído aos consumidores que ficaram com valores pendentes após a migração para a nova operadora do serviço no município.
Na quarta-feira (21/8), em uma reunião com a 29ª PJ da Capital, a nova empresa informou que os créditos já estão disponíveis para resgate. Ao se cadastrar no aplicativo “Pare Fácil” e informar o número de CPF, o consumidor tem os créditos transferidos automaticamente para a conta na nova plataforma. No encontro, a empresa esclareceu que o Município de Florianópolis assumiu a responsabilidade pela divulgação do procedimento de acesso aos créditos, o que será objeto de outra reunião a ser marcada pela Promotoria de Justiça, considerando a quantidade de consumidores que ainda não fizeram a migração.
“O objetivo do procedimento é facilitar o resgate dos créditos pelos consumidores que já o detinham, assim como tornar clara essa informação, bastando, para tanto, que procedam ao cadastro no `Pare Fácil´”, aponta o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.
A investigação foi iniciada após denúncias de que a antiga empresa de estacionamento rotativo não havia fornecido informações claras sobre o reembolso de valores pagos por serviços que não foram utilizados. Questionada, a operadora afirmou que o contrato com o Município era emergencial e que não havia retenção de tarifas. Segundo a empresa, o acordo previa o repasse semanal de valores ao poder público, e este teria a responsabilidade de reembolsar os créditos pendentes.
Após a solicitação do MPSC, a Superintendência de Transportes e Mobilidade de Florianópolis comunicou que o banco de dados da antiga concessionária, contendo o CPF e o saldo de créditos dos consumidores, foi enviado para a nova operadora do serviço. Esses saldos estão agora disponíveis no aplicativo “Pare Fácil”, que transfere automaticamente os créditos dos consumidores com base no número de CPF.
Nova empresa
Após um período de seis meses sem cobranças, os estacionamentos rotativos do Centro de Florianópolis retornou as tarifas em dezembro de 2023. A Zona Azul havia sido suspensa em junho do ano passado, quando a prefeitura passou a buscar uma nova empresa para operar o serviço. Agora, a nova fase do sistema é administrado pela Pare Fácil.
Motoristas e motociclistas que desejarem estacionar nessas áreas poderão comprar os tickets pelo aplicativo “Pare Fácil” (disponível nas principais plataformas de aplicativos, como Google Play Store para usuários de Android e Apple Store para dispositivos iOS) ou com operadores da própria empresa, que estarão nas ruas para o atendimento dos usuários e fiscalização do serviço. A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) também terá a atribuição de fiscalizar o cumprimento da Zona Azul.
Por: TV Portal Grande Floripa
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