Operação Finados iniciou segunda-feira (30/10) e prossegue até o feriado (2/11). Os quatro Cemitérios Públicos de São José estão abertos entre 7h e 18h e deve receber um público visitante estimado pelos gestores de 20 mil pessoas. Limpeza de túmulos está proibida para o Dia de Finados. Motivo: Melhorar os deslocamentos e acessos já que um grande público é esperado para o feriado.
Clique aqui e veja essa matéria em vídeo.
Esse é o período mais procurado do ano nos cemitérios de São José que juntos somam mais de oito mil vagas. Para muitos é um momento de reencontro com quem partiu, já para a administração responsável por esses espaços na cidade, por meio da Secretaria de Urbanismos e Serviços Públicos. é hora de mobilizar equipes de trabalho. Este ano a prefeitura colocou 35 funcionários atuando na limpeza e conservação dos cemitérios públicos para o Dia de Finados.

“Os cemitérios municipais estão todos preparados para receber a população nesse feriado de Finados para ir lá prestar suas homenagens a seus entes queridos. Toda a manutenção foi realizada. Os servidores públicos municipais estão dispostos e disponíveis para auxiliar qualquer problema que venha a ocorrer. Então estamos totalmente preparados para receber os cidadãos josefenses nos quatro municípios do município”, pontuou Michael Rosaneli, Secretário de Urbanismos e Serviços Públicos.
Os funcionários da Prefeitura, que irão atuar nos cemitérios da cidade, estão aptos a dar suporte para os visitantes que precisarem como de localização dos jazigos, indicação de algum serviço que possa ser oferecido nessa data além de informações gerais.
O que disseram os moradores
“Finados é uma data triste pra gente. Que é quando tem que revê quem está sepultado, que a gente queria que eles tivessem junto com a gente. E hoje é dia de fazer uma limpezinha. Todo a gente vem fazer. Mas é uma data triste”, disse José Germano Costa, Biguaçu que estava no Cemitério de Barreiros.

“Importância é de a gente lembrar os que foram importantes pra gente, né. Matar um pouquinho a saudade. Fazer um pouquinho para eles o que eles fizeram em vida pra gente. Falou Gisela Mendonça, de São José.
“A importância do Dia de Finados na minha opinião, pra gente rezar nos nossos entes queridos. Que eles possam estar num bom. O cristão acredita na vida eterna. E a gente vem limpar os túmulos deles e rezar para que eles permaneçam num bom lugar, ao lado de Jesus e Deus”, acredita Vilmar Alves, do Sertão Maruim que estava no Cemitério do Centro Histórico.

Para este ano a Prefeitura de São José concedeu autorização para 10 ambulantes venderem água, flores e velas. Eles devem ficar, principalmente, no Cemitério de Barreiros, o maior da cidade.

“A gente vem antes limpar um pouco né. E pra manter limpo né. Meu pai e minha mãe estão sepultados aqui e então a gente sempre vem uns dias antes para fazer a limpeza para que no Dia de Finados a gente possa fazer a oração para que deus acolha eles em um bom lugar” observou Nelcídio de Melo, do Roçado.
Segurança reforçada para o Dia de Finados
Todos os cemitérios terão apoio na segurança pública com a Guarda Municipal, Polícia Militar. A exemplos de anos anteriores, a Polícia Rodoviária Federal dará apoio ao trânsito na marginal da BR 101 em frente ao Cemitério de Barreiros.
Fique atento:
Horário de funcionamento neste feriado (01/1) dos Cemitérios Públicos Municipais de São José.
Entre 7h e 18h.
Entre 7h e 18h.
Atenção: No dia 1 de novembro não será permitida a limpeza dos túmulos.
Cemitério Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos (particular)
Horário de atendimento 7h às 19h
Telefone: 3343 0001 Secretaria – 48 991504884 Secretaria – 48 996171763 – Ivo
1100 jazigos ocupados
Missas Horários: 9h – 16h
Atenção: No dia 1 de novembro não será permitida a limpeza dos túmulos.
Por: Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.Edit