Incêndio considerado de grandes proporções iniciou por volta das 18h dessa quarta-feira (11/9) e só foi controlado às 22h

Por pouco e devido ao trabalho dos militares e de voluntários as chamas não atingiram casas e ninguém se feriu

Nessa manhã de quinta-feira (12/9) motoristas que transitavam na Via Expressa Sul altura do saco do Limões e moradores do bairro ainda viam a fumaça que exalava da parte mais alta do Morro.

Segundo o Corpo de Bombeiros depois de conseguir controlar o incêndio 4 horas após seu início integrantes da corporação ainda permaneceram durante a madrugada monitorando o local para garantir segurança e prevenir a reinicio do fogo, o que acabou ocorrendo durante a madrugada.

A reportagem da TV Portal Grande Floripa conversou com alguns moradores, que inclusive ajudaram os militares do Corpo de Bombeiros a apagar as chamas. Segundo eles o combate seguiu até a aproximadamente 1h da madrugada de hoje.

Local do incêndio é de difícil acesso onde caminhões tanque dos Bombeiros não conseguem chegar

Ás 8h dessa manhã de hoje o Corpo de Bombeiros voltou ao local porque existia a informação de novos focos com chamas se formando.

Por meio da Assessoria da corporação foi informado que as 10h da manhã dessa quinta-feira cinco focos foram registrados e esses eram os pontos de concentração das equipes para impedir que o fogo novamente se alastre como ocorreu ontem.

Atualização

Às 10h58 a Assessoria de Comunicação atualizou as informações informando que não  “Na manhã desta quinta-feira, não há focos de incêndio ativos no Saco dos Limões, na região do Pantanal, em Florianópolis”.

Ainda segundo o texto distribuídos aos jornalistas  “Foram empenhados no combate às chamas dezenas de bombeiros, entre militares e comunitários, seis viaturas e um Drone. O controle do fogo começou ao final da tarde de quarta-feira, em um trabalho ininterrupto da corporação, que permanece no local para monitoramento da área”.

Apoio aéreo

Drone colaborou para o combate as chamas com as imagens geradas pelo equipamento o foco era localizado e com isso combatido mais rapidamente

Além do monitoramento terrestre, também foi utilizado um Drone com câmera térmica para o monitoramento aéreo, garantindo maior precisão na localização dos focos. Foram empenhadas equipes dos quartéis do Centro, Rio Tavares, Estreito.

O levantamento inicial aponta que cerca de 5 hectares de área foram afetados. A perícia sobre as causas do incêndio será iniciada imediatamente após o controle total dos focos.

Dicas de prevenção

As altas temperaturas aliadas a escasses de chuvas na região contribuem para não só a propagação dos incêndio, mas sobretudo para o inicio dos mesmos. Por isso a orientação em tempos tão secos para evitar incêndios é a prevenção.

Para evitar queimadas em tempos secos, você pode: 

Não jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios ou às margens de rodovias 

Não jogar bitucas de cigarro pela janela do veículo 

Evitar utilizar fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo 

Descartar cigarros, fósforos e outros materiais inflamáveis em local apropriado 

Manter lotes limpos, sem o uso de fogo para isso 

Não soltar fogos de artifícios nem fazer fogueiras 

Criar aceiros, faixas de terreno sem vegetação inflamável, para deter a propagação de incêndios 

Molhar áreas de vegetação mais ressecada para evitar ou ajudar a conter algum foco de incêndio 

Se avistar um foco de incêndio, avise os bombeiros através do número 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu