Em Santa Catarina dos 295 municípios apenas São José e Florianópolis foram selecionadas pelo Governo Federal juntamente com outros 18 municípios para participar desse processo de atualização dos dados

Reunião realziada em São José no Bairro Serraria na última semana

Os municípios de São José e Florianópolis contarão, nos próximos meses, com um mapeamento de referência sobre locais vulneráveis a deslizamentos de solo — o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A equipe técnica do estudo dos dois municípios está promovendo uma rodada de reuniões nos bairros, com as famílias das áreas vulneráveis.

Em São José o plano foi viabilizado por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Social, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Até o momento, já foram visitadas comunidades da Fazenda Santo Antônio, Serraria e Jardim Zanelato. Nesta quinta-feira (17), foi a vez da Colônia Santana receber a equipe da Defesa Civil de São José e da UFSC para esclarecer dúvidas.

“A participação da comunidade é fundamental para ajudar a identificar as áreas de risco e entender o trabalho geotécnico que será feito nesses locais. O plano não será apenas um mapeamento, mas vai dar diretrizes das intervenções necessárias para que São José esteja preparada para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como deslizamentos e enchentes”, explicou a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando.

Uma das 30 pessoas que participaram da reunião na Colônia Santana, Degiane falou sobre a expectativa de soluções para a região. “Tenho medo do trajeto de moto que o meu marido passa e toda vez que chove é um risco. A reunião de hoje vai nos ajudar a resolver esses problemas”, afirma Degiane Nisen.

Em São José, os bairros de Colônia Santana, Forquilhinhas, Fazenda Santo Antônio, Serraria, Jardim Florianópolis e São Luiz vários setores de riscos de deslizamentos serão mapeados.

Reunião realizada na quinta-feira na Costeira do Pirajubaé em Florianópolis

Já em Florianópolis, os setores de riscos de deslizamentos que serão mapeados estao nos bairros de:  Saco dos Limões (Alto do Caieira), costeira do Pirajubaé, Itacorubi, além das comunidades no Maciço do Morro da Cruz, como Morro da Mariquinha, Morro da Caixa, Santa Clara e Morro da Penitenciária.

O PMRR tem como foco principal o diagnóstico das áreas de risco, seguido pela formulação de medidas preventivas e mitigadoras.

O objetivo principal do PMRR é garantir a proteção da população e do território por meio de ações que reduzam os riscos de deslizamentos.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu