Em Santa Catarina dos 295 municípios apenas São José e Florianópolis foram selecionadas pelo Governo Federal juntamente com outros 18 municípios para participar desse processo de atualização dos dados

Os municípios de São José e Florianópolis contarão, nos próximos meses, com um mapeamento de referência sobre locais vulneráveis a deslizamentos de solo — o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A equipe técnica do estudo dos dois municípios está promovendo uma rodada de reuniões nos bairros, com as famílias das áreas vulneráveis.
Em São José o plano foi viabilizado por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Social, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Até o momento, já foram visitadas comunidades da Fazenda Santo Antônio, Serraria e Jardim Zanelato. Nesta quinta-feira (17), foi a vez da Colônia Santana receber a equipe da Defesa Civil de São José e da UFSC para esclarecer dúvidas.
“A participação da comunidade é fundamental para ajudar a identificar as áreas de risco e entender o trabalho geotécnico que será feito nesses locais. O plano não será apenas um mapeamento, mas vai dar diretrizes das intervenções necessárias para que São José esteja preparada para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como deslizamentos e enchentes”, explicou a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando.
Uma das 30 pessoas que participaram da reunião na Colônia Santana, Degiane falou sobre a expectativa de soluções para a região. “Tenho medo do trajeto de moto que o meu marido passa e toda vez que chove é um risco. A reunião de hoje vai nos ajudar a resolver esses problemas”, afirma Degiane Nisen.
Em São José, os bairros de Colônia Santana, Forquilhinhas, Fazenda Santo Antônio, Serraria, Jardim Florianópolis e São Luiz vários setores de riscos de deslizamentos serão mapeados.

Já em Florianópolis, os setores de riscos de deslizamentos que serão mapeados estao nos bairros de: Saco dos Limões (Alto do Caieira), costeira do Pirajubaé, Itacorubi, além das comunidades no Maciço do Morro da Cruz, como Morro da Mariquinha, Morro da Caixa, Santa Clara e Morro da Penitenciária.
O PMRR tem como foco principal o diagnóstico das áreas de risco, seguido pela formulação de medidas preventivas e mitigadoras.
O objetivo principal do PMRR é garantir a proteção da população e do território por meio de ações que reduzam os riscos de deslizamentos.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar