Novidade tem por objetivo inibir não só o comércio de produtos sem procedência mais também impedir a distribuição em demanches do estado de peças de veiculos roubados ou furtados
Veja o vídeo aqui:

Santa Catarina é um dos maiores centros de comercialização de peças usadas pela internet no Brasil. Com 5 mil lojas online, o estado movimenta mais de 3 milhões de peças por ano, gerando uma receita superior a R$ 1 bilhão. No entanto, grande parte dessas peças tem origem em furtos e roubos de veículos, muitos vindos de outros estados. A informação é do Presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Santa Catarina, Kennedy Nunnes. Os dados foram obtidos por meio de levantamentos do órgão e apresentados durante uma reunião na última quinta-feira (14/11) na sede do Detran em Florianópolis.
Para enfrentar a prática criminosa, que também alimenta o crime organizado no estado, foi criada uma força-tarefa que reúne Detran/SC, GAECO, DEIC, Polícia Civil, Polícia Científica, Associação de Investigadores, ACOI – Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção, e outras entidades. O objetivo é combater o tráfico de peças furtadas e evitar que o estado se torne um centro de desmanche ilegal.
Solução inovadora
Durante o encontro foi apresentado um sistema de rastreamento de peças desenvolvido para identificar a origem e o destino das peças usadas. Com essa tecnologia, será possível monitorar cada componente e dificultar sua venda ilegal. O DEIC e outras instituições estão prontas para adotar essa ferramenta, que facilitará a identificação de veículos e peças com passagem por furto ou roubo.
A Polícia Científica de Santa Catarina já registra quase 5 mil veículos ou peças de veículos envolvidos em suspeita de furto ou falsificação a cada ano. A implementação desse sistema será crucial para fortalecer o combate ao crime e proteger a sociedade catarinense.
A parceria com o Detran/SC traz inovação e eficiência ao processo de fiscalização, garantindo mais transparência e segurança no mercado de peças usadas. O grande vencedor será, sem dúvida, a comunidade, que terá maior proteção contra crimes como o furto e o roubo de veículos.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar