Equipe de fiscalização do ´rgão já tem preços de vários itens que estão sendo catalogados e depois darão base para supostas reclamações de consumidores e até mesmo para emissão de multas por fraude caso seja confirmado que houve aumento de preço abusivo ou propaganda enganosa na famosa “Black Fraude”
Clique aqui para ver algumas dicas para comprar seguro na Black Friday

A Prefeitura de Florianópolis, através do Procon Municipal, informa que fiscais designados pelo órgão de fiscalização, já foram às ruas com uma relação de produtos da linha branca, eletroportáteis e eletrônicos, e visitaram diversas lojas do comércio em geral em Florianópolis. Os preços foram relacionados e checados até a data da famosa promoção.
Caso os estabelecimentos aumentem os valores, pegando o consumidor de surpresa, as lojas devem apresentar justificativa. Caso haja alguma fraude, a empresa poderá ser autuada por ferir o Código de Defesa do Consumidor.

A data representa para o setor o quinto evento mais rentável do varejo no ano. Segundo o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, está sendo esperado um aumento nas vendas em relação a 2023 e por isso o órgão se preparou para a data e vem monitorando ofertas. Esse trabalho está ocorrendo, ainda segundo Alexandre, não apenas nas grandes lojas de varejo, mas também supermercados.
O jornalismo da TV Portal Grande Floripa apurou que os fiscais do Procon de Florianópolis estão percorrendo a cidade, ilha e continente, mas também monitorando sites de venda para da mesma forma acompanhar caso haja evolução de preço ou uma subida repentina para, na próxima sexta-feira (29/11), baixar o preço novamente o que é considerada fraude. Tudo isso para evitar a maquiagem de preço no produto.
Se liga é crime!
A maquiagem de preços é uma prática considerada crime pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e consiste em aumentar o preço de um produto antes de indicar que está em promoção. A pena é detenção de até um ano e multa.
Os consumidores que se sentirem lesados por alguma oferta não cumprida, podem entrar em contato com o Procon Municipal.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiarEdit