Ação visa inibir as ações de vendas clandestinas de imóveis como sendo de veraneio

As investigações, que resultaram na destruição total de sete estruturas irregulares, foram oriundas de monitoramentos constantes e denúncias.
Há um ano uma operação na mesma região também colocou abaixo imóveis irregulares. O local onde ocorreu a operação está localizado dentro da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça.
As investigações revelaram que as construções haviam sido construidas de forma ilegal em uma área protegida e estavam sendo comercializadas como “casas de praia”, uma prática considerada irregular e criminosa.
Ainda segundo o Ibama os terrenos foram vendidos ilegalmente, sem qualquer autorização das autoridades competentes. No momento da operação, ninguém estava residindo nas estruturas, que se encontravam desabitadas.
Agora com as demolições o trabalho investigativo fica voltado para o autor da venda dos terrenos dentro da Terra Indígena.
Operações desde 2022

O Ibama acompanha o caso desde 2022, quando a questão foi identificada pela primeira vez. O envolvimento de grupos criminosos na venda de terrenos dentro de terras indígenas e áreas protegidas está sendo apurado pelas autoridades.
A Terra Indígena Morro dos Cavalos, habitada pelo povo Guarani Mby, possui cerca de 1.988 hectares e está localizada em uma região estratégica para a conservação ambiental. Parte de seu território se sobrepõe ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o que torna a área ainda mais importante para a preservação da biodiversidade da Grande Florianópolis.
Investigações em andamento
A operação também visa identificar os responsáveis pela comercialização ilegal dos terrenos e responsabilizá-los conforme a legislação brasileira. As autoridades seguem investigando as redes de venda ilegal e as implicações ambientais e sociais dessas atividades ilegais.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar