Informação que os euipamentos, que foram comprados com objetivo de atualizar o sistema na cidade, estariam em operação motivou nota da gestão municipal.

A Prefeitura de São José informou nessa tarde de quarta-feira (29/01) que a fiscalização por videomonitoramento nos semáforos do município ainda não foi iniciada. Os controladores de avanço de sinal que estão sendo instalados em 13 cruzamentos da cidade passarão por fases de teste antes de entrarem em operação. Uma mensagem falsa circula no WhatsApp.
O início da fiscalização será anunciado pelos canais oficiais da Prefeitura, após a fase de testes. O respeito às leis de trânsito é fundamental para a segurança de todos. Avançar o sinal vermelho é considerado uma infração gravíssima. Portanto, o valor da multa como consequência é de R$293,47. Além disso, serão computados 7 pontos na CNH do motorista que levou a infração.
Novo Sistema
Segundo a prefeitura de São José o trânsito na cidade terá a fiscalização modernizada, com instalação de controladores de avanço de sinal nos principais cruzamentos viários. Os equipamentos já foram instalados em 13 pontos, dos 54 previstos na cidade. A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito deve iniciar em breve a fase de testes.
Como funciona
Os controladores identificam avanço de sinal por videomonitoramento. A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com aplicação de multa e adição de 7 pontos na carteira. Ao todo, segundo estudo do município, São José registrou cerca de 3 mil infrações por avanço de sinal em doze meses.
“A fiscalização de trânsito já ocorre, mas agora ganhamos tempo e precisão com a tecnologia. Nossa meta é coibir avanço de sinal por meio de monitoramento eletrônico, tornando a travessia mais segura. Furar o sinal é infração gravíssima, expõe a risco de morte tanto os pedestres quanto o próprio condutor, e deve ser penalizado conforme a lei”, comentou Andréa Luiza Grando.
Grando explica que o flagrante e a notificação do motorista ocorrem de forma automatizada, assim que o veículo ultrapassa a sinalização. Treze cruzamentos receberão a tecnologia, definidos considerando maior tráfego de veículos, pedestres e ciclistas. Entre eles, estão Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar), a Avenida Presidente Kennedy, em Campinas, e a Avenida Leoberto Leal, em Barreiros.
A receita da aplicação de multas, conforme o CTB, é revertida em melhorias no tráfego viário, fiscalização e educação para o trânsito.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.