Prefeitos dizem ter dificuldades para gerir suas cidades frente aos repasses realizados pelo governo federal as cidades por meio do Fundo de Participação aos Municípios.

Em chapa de consenso noca diretoria da Fecam assume entidade com presença recorde de prefeitos associados

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, foi eleito o novo presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) para o mandato de dois anos, de 31 de janeiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027. A posse ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), onde também foi definida a nova composição da diretoria da entidade.

O evento bateu recorde de público, reunindo mais de 300 pessoas, entre elas 110 prefeitos, 8 deputados estaduais e federais, secretários estaduais e municipais, além do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), reforçando a importância da FECAM no diálogo institucional e na defesa do municipalismo.

“A FECAM é um forte apoio para os municípios de Santa Catarina e, nessa nova gestão, nossa intenção é reforçar esse trabalho para que os municípios do nosso Estado, em especial os pequenos e médios, possam se fortalecer e fortalecer seu relacionamento tanto com o Governo do Estado, quanto com o Governo Federal e todas as entidades”, afirmou o novo presidente da FECAM, Topázio Neto (PSD).

Trajetória

Cerimônia concorrida contou com a presença do governador Jorginho mello (PL).

Administrador e empreendedor, Topázio Neto tem sua trajetória marcada no setor de tecnologia no final dos anos 1990, fundando uma empresa que se tornou uma das maiores Call Centers do Brasil e uma das maiores empregadoras do Estado e da Grande Florianópolis. Saiu do setor privado e entrou na política ao ser vice-prefeito na chapa vitoriosa encabeçada por Gean Loureiro (UB)

Durante a cerimônia de posse, o ex-presidente da FECAM, Kleber Wan-Dall (MDB), destacou ações da sua gestão e a continuidade do trabalho institucional da entidade.

“Um dos destaques da nossa gestão foi a realização do Fórum de Governança Municipal, que aconteceu no ano passado, um dia antes do Comac, reunindo prefeitos de primeiro mandato, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, para orientar a transição de governo. Ontem, assinamos um acordo de cooperação técnica com o TCE para que esse trabalho continue. Queremos aproximar a FECAM do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público para que possamos orientar mais os prefeitos e secretários municipais, prevenindo problemas futuros”, afirmou Wan-Dall.

Abaixo a TV Portal Grande Floripa destaca a nova diretoria da FECAM:

•1º vice-presidente: Prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli (PP);

•2º vice-presidente: Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PL);

•3ª vice-presidente: Prefeita de Lages, Carmen Zanotto;

•1º tesoureiro: Prefeito de Itá, Clemor Antônio Battisti;

•2º tesoureiro: Prefeito de Petrolândia, Rodrigo de Souza;

•1ª secretária: Prefeita de Major Vieira, Aline Iarenhuk da Silva;

•2º secretário: Prefeito de Caibi, Eder Picoli.

O Conselho Fiscal será composto por:

•Prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha;

•Prefeito de Itajaí, Robison José Coelho;

•Prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori;

•Prefeita de Zortéa, Rosane Infeld;

•Prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo;

•Prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml;

•Prefeito de Brusque, André Vechi.

A nova diretoia fica no cargo no Biênio 25/26.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu