A eleição estadual para o governo de Santa Catarina está longe para os eleitores, mas para os prováveis candidatos, pelo menos para dois, ela já iniciou.

No tabuleiro da política as peças já estão se movimentando (Foto Montagem TVPGF)

Por: Beto Motta

Duas forças partidárias e políticas estão no centro da disputa ao governo de Santa Catarina em 2026.

De um lado o atual governador do estado Jorginho Mello (PL), que é presidente do Partido Liberal, e de outro o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que durante o fim de semana lançou sua pré-candidatura ao governo do estado.

As duas figuras públicas disputam a atenção do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem no estado um forte reduto eleitoral.

Em 2022 Bolsonaro recebeu, dos eleitores catarinenses, 62,21% das intenções de voto contra 29,54% de Lula (PT). O resultado da eleição para presidente no estado em percentagem  de votos válidos no 1º turno demonstra a força da direita no estado.

E é justamente esse eleitor mais ao centro do tabuleiro eleitoral que deve decidir as eleições para o governo em 2026, assim como foi em 2022,m as agora sem o Partido dos Trabalhadores.

Em 2022 a direita já havia mostrado sua força com a eleição no segundo turno do então Senador da República, Jorginho Mello que obteve 70,69% dos votos válidos, enquanto Décio Lima (PT) ficou com 29,31%.

Mas ao que tudo indica esse cenário não deve se repetir nas eleições do próximo ano. Com essas configurações João Rodrigues e Jorginho Mello devem disputar o eleitorado estadual e um eventual segundo turno, caso haja.

Os dois gestores tem boas avaliações, mas nesse momento Jorginho Mello sai na frente, além de ter a caneta do governo, o que ajuda com o apoio aos prefeitos, tem atuado para compor com o maior número possível de partidos. Já fazem parde de seu governo o MDB e o PP está sendo cortejado.

Vale lembrar que o PL conquistou nas últimas eleições municipais 90 prefeituras dos 295 municípios do estado, o equivalente a 30,5%.

Já o partido do prefeito de Chapecó, o PSD, ficou em quarto lugar entre os partidos que mais elegeram prefeitos, porém ficou com duas das quatro cidades mais populosas do estado: a capital Florianópolis e São José, com as reeleições de Topázio Neto e Orvino Coelho de Ávila, respectivamente.

Nesse caso o PSD mostra que não está 100% com João Rodrigues. Durante as eleições a prefeito houve uma aproximação muito grande entre Topázio Neto e Jorginho Mello.

Essa fissura aberta e escancarada, além de desgaste, pode ficar ainda maior até as eleições de 2026 com outros prefeitos mudando seu apoio, independente da sigla partidária e migrando para as asas de Mello.

Já o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, está mais próximo do que nunca de João Rodrigues, uma vez que o ex deputado federal, trabalhou para a reeleição do prefeito de São José. Os dois se apoiam no eleitor da direita e por esse motivo tem um discurso alinhado com o Bolsonarismo.

Ainda do PSD e que pode ser um papel preponderante e decisivo vem o atual presidnete da Assembleia Legislativa, Deputado Julio Garcia (PSD). É ele quem pauta os projetos que vão a votação em plenário e também tem outras prerrogativas como indicar os relatores dos projetos de lei. Garcia parece estar mais alinhado com a candidatura de João rodrigues do que com a direita em si.

A aproximação de Jair Bolsonaro com alas do PSD catarinense em muitos momentos já levantou suspeitas de desgastes entre Jorginho Mello e a sua relação com o ex-presidente.

Contudo no último ano Bolsonaro tem demonstrado que seu candidato a governador em Santa Catarina nas eleições de 2026 é Jorginho Mello, uma vez que o ex senador de Santa Catarina é figura recorrente nos eventos ao lado dele.

Isso parece não incomodar o agora pré-candidato ao governo do estado  João Rodrigues ,que disputa as atenções do Bolsonarismo catarinense e do próprio Jair Bolsonaro.

Mal acabou o carnaval e as eleições para o Governo de Santa Catarina, sem duvida nenhuma, já iniciaram.

TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu