Segundo o Censo Escolar o município possuía no ano passado 3.657 crianças matriculadas em Creches e 3.955 na Pré-escola. São José é a quarta cidade mais populosa do estado com 270.299 moradores. 

Já está disponível na capa do site da Prefeitura de São José o Sistema Eletrônico “EDUCARWEB” para a solicitação de vagas nos Centros de Educação Infantis (CEIs) do município. Os pais ou responsáveis podem fazer a inscrição até o dia 22 de novembro. O resultado da 1ª listagem será divulgado pela Secretaria de Educação de São José no dia 29 de novembro a partir do meio-dia. Após esse prazo serão abertas duas novas listagens para vagas remanescentes.  

De acordo com o Edital 12/2023 as vagas são para as creches municipais e pré-escola com crianças de 4 meses completos a 6 anos de idade. Para solicitar a vaga é preciso que a criança resida em São José. Entre os documentos que deverão ser anexados da criança, via site da prefeitura, estão Declaração de Vacinação atualizada, cartão SUS, entre outros, 

Ainda segundo o Edital todos os CEIs da cidade deverão ter Comissão de Matrícula que vai avaliar os documentos enviados e oficializar ou não a vaga por meio de “aptas” ou “não aptas” às mátriculas. A listagem final dos aprovados no processo será divulgada em mural nos CEIs. 

Para as famílias que não possuem acesso à internet a orientação é procurar o CEI ou a Escola Municipal mais próxima da casa para efetuar a solicitação de vagas. 

Integral ou parcial 

O edital também não especifica o número de vagas integrais, entre 7h e 19h, e parciais entre matutino 7h e 13h e vespertino 13h às 19h.  

Como item classificatório para especificar a vaga como integral ou parcial a prefeitura usa como requisitos a vulnerabilidade social e se todos da família trabalham, entre outros.  

Apesar da tabela divulgada pela prefeitura no edital a TV Portal São José precisou usar a calculadora para chegar ao número total de vagas disponibilizadas pela Secretaria de Educação de São José, já que o edital não mostrava esse levantamento.  

O que diz a lei 

Está na Constituição Federal que compete ao município a educação infantil. Os pais ou responsáveis, segundo a lei, não tem obrigação de matricular os filhos na Creche (0 a 3 anos). A educação para as crianças passa a ser obrigatória na pré-escola. Cabe ao município ainda, segundo o Plano Municipal de Educação, a busca ativa. Ou seja, encontrar as crianças que estão fora da educação infantil na cidade.  

Abaixo nos separamos a lista com os CEIs e as vagas totais para Berçário e Pré-escola em São José abertas para 2024: 

Antônio de Quadros: 53 

Apam: 30 

Bom Jesus de Iguape: 49 

Eloi Nietsch: 57 

Erica S de Souza: 57 

Izaltina G. da Silva: 68 

Jardim Pinheiros: 104 

Zanelato: 74 

José Nitro:18 

Julia F dos Santos: 34 

Los Angeles: 55 

Luar: 53 

Manoel Cunha: 53 

Maria de Lourdes: 36 

Maria Ferreira: 32 

Nossa Senhora Aparecida: 48 

Nossa Senhora das Graças: 37 

Nossa Senhora de Fátima: 35 

Ondina S. Gerlarch: 71 

Prof. Antônio Sousa: 65 

Prof. Lucio Mauro da Silva: 73 

Prof. Lindomar Fabro: 88 

Profª. Ana Batisti: 48 

Profª. Araci Oliveira da Silva: 61 

Profª. Maria dos Santos: 33 

Profª. Maria Cunha: 90 

Profª. Regina Bastos: 37 

Profª. Vera Medeiros: 89 

Profª. Zenir Borges: 37 

Sam Marino: 101 

Santa Inês: 83 

Santo Antônio: 95 

Santos Dumont: 15 

São Francisco de Assis: 51 

São José: 54 

São Judas Tadeu: 87 

São Luiz: 18 

Terezinha Maria dos Santos: 34 

Vida Nova: 33 

Vila Formosa: 42 

Total: 1304 vagas 

Abaixo as tabelas do edital de onde foram extraidos os dados:

Por: Beto Motta

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu