Ao todo quatro imóveis foram abaixo com decisão judicial contestada pela comunidade que vive na área há mais de cem anos.

Três casas e um quiosque foram demolidos a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN). O órgão alega que as construções, na Servidão da Carioca, Praia do Forte em Florianópolis, estavam em uma área tombada da Fortaleza São José da Ponta Grossa.
Esse vídeo com drone foi gravado nessa terça-feira (29/04/2025) data das demolições e o deliceramento de famílais que não perderam só seus bens materiais, mas as memórias de toda uma vida.
Para garantir que a ordem judicial fosse cumprida foram enviados ao local a Polícia Federal, que coordenou as ações, com apoio da Polícia Militar, com Batalhão de Choque e a Guarda Municipal de Florianópolis.
O acesso ao Beco da Carioca, sentido Fortaleza, foi fechado às 6h. Só a imprensa e moradores podiam subir.
Os jornalistas também tinham um perimetro delimitado pelas forças de segurança. O ponto não dava visão ao que ocorria no local das demolições que ficava cerca de 300 metros de distância.
O Vereador de Florianópolis, Dinho (UB), também ficou retido na subida da Carioca e não pode acompanhar as demolições. Ele possui familiares e nasceu no local.
Da mesma forma o advogado da Associação da Praia do Forte, não pode acompanhar no local as demolições.
O jornalismo da @tvportalgrandefloripa vai continuar acompanhando os próximos passos do processo que iniciou em 1992.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.