Jovem de apenas quinze anos de idade entrou no mar com outros dois amigos em Governador Celso Ramos, buscas serão retomadas nessa segunda-feira (22/9).

Militares do Corpo de Bombeiros estão empenhados nas buscas por um adolescente de 15 anos, desaparecido após um afogamento na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, na tarde de sábado (20/9).
Desde então, Guarda-Vidas do município e equipes especializadas do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), de Florianópolis atuam no local com apoio de motos aquáticas, mergulhadores e o Drone Horus, ampliando o alcance das varreduras em áreas de difícil acesso.
De acordo com as informações repassadas aos bombeiros, três adolescentes entraram no mar próximo ao posto central de guarda-vidas. Graças a proximidade do posto, dois deles foram resgatados com vida — um em afogamento grau 2 e o outro sem sinais de afogamento.
A terceira vítima, o jovem de 15 anos, submergiu e não foi localizado até o momento.
Devido as condições desfavoráveis do mar, foram realizadas buscas em apneia (mergulho livre) e varredura superficial com motos aquáticas. Além disso, os bombeiros utilizaram técnicas de varredura em linha por cerca de 300 metros de faixa de areia em direção aos costões. O Drone Horus auxiliou nas buscas aéreas, permitindo uma visão estratégica da região.
As operações envolveram ainda guarda-vidas civis, viatura Auto Resgate e uma ambulância de prontidão. O helicóptero Arcanjo chegou a realizar um sobrevoo inicial, mas precisou retornar à base devido às condições climáticas desfavoráveis.
Domingo de buscas
Segundo a Corporação informou no fim da tarde deste domingo (21/9) as buscas iniciaram às 9h, com sobrevoos de drones cobrindo as áreas norte e sul da praia, seguidos por varreduras superficiais com motoaquáticas e mergulhos autônomos na região da corrente de retorno identificada pela equipe de mergulhadores do GBS. Ao todo, foram empregados dois mergulhadores, dois pilotos de drone, condutores de motoaquáticas e guarda-vidas civis, somando 6 bombeiros militares e 2 guarda-vidas civis, com apoio de três drones e duas motoaquáticas.
No período da manhã foram realizados três horas de sobrevoo com drones e uma hora de mergulho em águas com temperatura de 19°C. À tarde, houve mais 30 minutos de voo e uma nova hora de mergulho, quando a temperatura da água foi registrada em 20°C. A equipe enfrentou grandes dificuldades devido à baixa visibilidade subaquática, inferior a dois metros, e à presença de corrente predominante no sentido norte. Com a chegada da chuva no início da tarde, os voos de drone foram suspensos e as buscas passaram a ser feitas com motoaquáticas e mergulhadores. O escoamento de água do rio para o mar agravou ainda mais a turbidez, comprometendo as condições de visualização.
O trabalho foi encerrado às 16h30 devido às condições meteorológicas e de visibilidade. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informa que as buscas serão retomadas na manhã de segunda-feira (22), com o empenho da guarnição do Grupamento de Busca e Salvamento e apoio de guarda-vidas locais.
O jornalismo da TV Portal Grande Floripa continua atento e a esse conteúdo para novas atualizações.
Por: TV Portal Grande Floripa com informações da jornalista Gicieli Dalpiaz
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
