Compartilhe esse conteúdo.

A iniciativa, apresentada pelo deputado Mário Motta (PSD), regulamenta uma ação que já é executada pelo Ministério Público do Estado e que está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei, PL 273/2024, que dispõe sobre o apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes em Santa Catarina.

“Este projeto coloca no papel uma legislação que estabelece requisitos e critérios para que famílias se coloquem como adotantes de fim de semana, em datas especiais para jovens, crianças e adolescentes que foram sacados do seio familiar por qualquer violência, ou motivação jurídica e que foram encaminhados para casas de acompanhamento”.

A proposta prevê que as pessoas interessadas em apadrinhar deverão procurar a Vara da Infância e da Juventude, os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil e afirmar sua disponibilidade e vontade para o exercício do encargo.

Podem ser padrinhos ou madrinhas as pessoas que preencham, de forma cumulativa, os requisitos:

-ser maior de 18 (dezoito) anos, respeitando a diferença de ser 16 (dezesseis) anos mais velho do que a criança ou adolescente;

-não ser inscrito(a) nos cadastros de adoção;

-não ter sido destituído ou suspenso do poder familiar; 

-não possuir antecedentes criminais em crime doloso;

-residir nas proximidades da entidade responsável pela execução do programa.

O apadrinhamento afetivo amplia a convivência social e comunitária das crianças e adolescentes em situação de acolhimento e possibilita atenção individualizada, orientação e apoio que contribuem para que os jovens tenham novas referências de cuidado e afeto, além de melhores condições de desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo.

Ainda, segundo a matéria, contribui para reduzir o tempo de permanência de crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, facilitando sua reintegração familiar, quando possível, ou promovendo sua inserção em famílias substitutas de forma mais rápida e eficaz.

O projeto aprovado segue para a sanção do governador para virar lei em Santa Catarina.

Datas comemorativas

Também foram aprovados em plenário os projetos:

PL 37/2025, do deputado Junior Cardoso que institui a Semana da Cultura Gospel, a ser celebrada anualmente, na última semana de abril;

PL 575/2025, do deputado Sargento Lima (PL), que institui o Dia Estadual do Veterano, a ser celebrado anualmente em 18 de julho.

Por: TV Portal Grande Floripa.

Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa  clique aqui.

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *