Homenagens reconhecem iniciativas, entidades e personalidades que promovem acessibilidade e transformam vidas em Santa Catarina.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta quarta-feira (3/12), uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, marcada pela entrega da primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão. A solenidade, realizada no Plenário, foi proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e reuniu parlamentares, autoridades, homenageados, familiares e representantes de entidades de todo o estado.
Ao todo, oito pessoas e instituições catarinenses que se destacam na promoção dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência foram reconhecidas pelo Parlamento.
A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional, interpretado pela Associação Coral de Florianópolis, acompanhada pelo pianista Vanderlei Jochem e regida pelo maestro Guilherme Albanaes. Em seguida, os presentes assistiram à exibição de um vídeo institucional preparado especialmente para a data.
Compromisso com a Inclusão
Além do proponente, o deputado Dr. Vicente Caropreso, integraram a mesa o vice-presidente da Comissão, deputado Jair Miotto (União); os deputados Camilo Martins (Podemos), José Milton Scheffer (PP), Luciane Carminatti (PT) e Sargento Lima (PL), todos membros do colegiado. Também compuseram a mesa a vice-presidente da Federação das Apaes de SC e deputada suplente, Janice Krasniak (Podemos), e a representante da Federação de Educação Especial do Estado, Jeane Rauh Probst Leite.
Em seu pronunciamento, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou que o Prêmio Asas da Inclusão nasce com o objetivo de valorizar iniciativas transformadoras e estimular uma cultura permanente de respeito, acessibilidade e participação social.
“Cada um dos deputados da Comissão pôde homenagear personalidades que atuam diariamente em prol das pessoas com deficiência. Queremos valorizar entidades e cidadãos que fazem a diferença. O terceiro setor, as Apaes, as Amas, enfim, todas essas organizações merecem nosso respeito — mas elas não sobrevivem sem o apoio das lideranças e do poder público. Por isso, criamos o Asas da Inclusão”, afirmou.
Para o parlamentar, a premiação “espalha amor, carinho e compreensão, mas, sobretudo, conhecimento sobre as diversas realidades das pessoas com deficiência, além de cobrar a efetividade das leis”.
Durante a cerimônia, usaram a tribuna os deputados Camilo Martins, Ivan Naatz (PL), José Milton Scheffer, Luciane Carminatti, Sargento Lima e o vice-presidente da Comissão, Jair Miotto. Eles destacaram avanços, desafios e a necessidade de fortalecer políticas públicas que garantam direitos e ampliem a cidadania das pessoas com deficiência em Santa Catarina.
A Arte como Instrumento de Conscientização
Encerrando a solenidade, o artista Luciano Martins falou em nome dos homenageados e ressaltou o papel da solidariedade e da união de esforços para a construção de um Estado mais inclusivo. “O Prêmio Asas da Inclusão representa muito. Cada lei aprovada neste Parlamento é um passo para uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.
Há 25 anos artista plástico, Martins também utiliza sua arte como instrumento de conscientização. “Com a minha arte, posso dar voz a muitas causas. Inclusão é viver em uma sociedade justa, onde todas as pessoas tenham o mesmo peso e a mesma importância”, completou.
Sobre o Prêmio Asas da Inclusão
Instituído pelo Parlamento em 2024, o Prêmio Asas da Inclusão reconhece personalidades, instituições e projetos que contribuem para ampliar oportunidades e construir uma sociedade mais justa, igualitária e acessível. A honraria contempla tanto ações voluntárias quanto iniciativas estruturadas que impactam diretamente a vida de pessoas com deficiência.
Homenageados da Edição 2025
As indicações foram apresentadas pelos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência:
- Luciano Martins
Indicado por Dr. Vicente Caropreso e Jair Miotto
Artista plástico, fundador e presidente do Instituto Luciano Martins, foi reconhecido por seu trabalho voluntário com ilustrações que impulsionam projetos sociais e iniciativas de inclusão. - Rogério Linhares
Indicado pelo deputado Camilo Martins
Vereador de Garopaba e presidente da Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência, recebeu a honraria pelo protagonismo na criação de políticas públicas municipais, como a lei do Conselho e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o programa de entrega de cadeiras de rodas. - Professora Edith Sehnem (in memoriam)
Indicada pela deputada Luciane Carminatti
Com mais de 30 anos dedicados à Fundação Catarinense de Educação Especial, teve reconhecida sua contribuição na formulação de políticas estaduais, materiais pedagógicos e formação de professores. A homenagem foi recebida por seu esposo, Valmir Costa, e pelos filhos Leonardo e Isadora Sehnem da Costa. - Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Navegantes
Indicada pelo deputado Ivan Naatz
Representada por sua fundadora e coordenadora pedagógica, Alessandra Couto Vieira. - Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Xanxerê
Indicada pelo deputado Jair Miotto
Representada pela presidente, Juliane Cristina Casagranda. - Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Videira
Indicada pelo deputado Sargento Lima
Representada pela fundadora e coordenadora pedagógica, Carliza Fiabane. - APAE de Brusque
Indicada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso
Representada pelo presidente, Renato Roda. - APAE de Sombrio
Indicada pelo deputado José Milton Scheffer
Representada pelo presidente, José Luiz Lopes.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
