Nesta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa realizou comemoração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Deputado Julio Garcia ao centro, presidente da Alesc, ladeado pelas deputadas Paulinha (esquerda) e Luciane Carminatti, representantes femininas dessa legislatura no parlamento

O evento ocorreu no Hall do Palácio Barriga Verde e contou com homenagens às deputadas e servidoras da Casa, abertura de uma exposição artística, apresentação musical, café e serviços de saúde.

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), falou sobre a necessidade de maior representação das mulheres no Legislativo. “No Brasil, a maioria da população é de mulheres, mas no Parlamento a realidade é diferente. A representação deveria ser, no mínimo, igual.” Garcia ainda destacou que, para além do Plenário, as mulheres têm grande importância para o legislativo catarinense, sendo maioria entre os servidores da Casa.

Funcionárias da Alesc também receberam homenagens, na foto os deputados Julio Garciam Luciane Carminatti e Marcos Vieira, ao lado da Jane que tem quase 30 anos de serviços prestados à Assembleia

Durante o evento, as servidoras com mais tempo de trabalho na Alesc, entre efetivas, comissionadas e terceirizadas, receberam flores em nome de todas as funcionárias. As deputadas Luciane Carminatti (PT) e Paulinha (Podemos), além de serem homenageadas, discursaram durante a cerimônia.

Carminatti, que é Procuradora Especial da Mulher na Alesc, alertou para a persistência dos altos números de feminicídios em Santa Catarina, que chegaram a 51 casos em 2024. A deputada ainda trouxe o dado que foram mais de 30 mil medidas protetivas decorrentes de violência contra mulheres no ano passado. Diante desses números, segundo ela, é necessário o engajamento de todos para combater a violência e as desigualdades de gênero. “Os homens precisam estar juntos nessa luta”, declarou.

Já Paulinha, secretária da Mulher da Assembleia, chamou a atenção para a necessidade de reserva de cadeiras para mulheres no Legislativo, indo além das cotas de candidaturas, que não têm sido eficientes para garantir a paridade de gênero. O número de deputadas estaduais eleitas em Santa Catarina, que era de cinco em 2018, caiu para três em 2022. A deputada ainda ressaltou que lutar pela igualdade entre homens e mulheres independe de ideologias. “Nós todos temos que nos perceber de forma equânime”, afirmou.

Após a abertura do evento, houve apresentação da Camerata Florianópolis. Já os serviços de saúde estão disponíveis durante toda a tarde. São oferecidos aferição de pressão arterial e glicemia, assistência social, nutrição e terapias integrativas. 

Exposição Vera Sabino
Ainda em referência ao Dia da Mulher, a Alesc homenageou a artista plástica Vera Sabino. Suas obras compõem uma exposição na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, que está aberta à visitação até esta sexta-feira (14). A mostra celebra a importância de Vera como uma artista ainda em atividade.

“Eu faço questão de afirmar sempre a minha condição de mulher, pois isso é uma parte muito importante do meu trabalho. Eu parto sempre da figura feminina nos lugares da Ilha, além dos santos e das flores”, ressaltou a artista. Ela também destacou que trabalhou muito e que a prática a levou a aperfeiçoar suas técnicas, mesmo sem estudo formal.

Nascida em Florianópolis, a artista é autodidata e desenvolveu uma identidade visual marcada por cores vibrantes e pela expressão no olhar dos personagens que retrata. Suas produções valorizam elementos folclóricos e religiosos, representando bruxas, pescadores e seres fantásticos.

A artista já participou de exposições em diversas cidades do Brasil e em países como Argentina, Portugal e França.

Por: TV Portal Grande Floripa com informações da Alesc

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu