As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul nos últimos dias já chegaram durante a noite e madrugada dessa quinta-feira (2) no sul de Santa Catarina e devem se espalhar por boa parte do estado.

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina atuando nessa quinta-feira (2) no Rio Grande do Sul

Chuvas chegam a Santa Catarina

Em virtude disso o Corpo de Bombeiros ressalta que apesar do envio de equipes para apoio ao Rio Grande do Sul, a corporação segue garantindo o atendimento em todo território catarinense com seu efetivo orgânico, no atendimento ordinário, e demais células de Forças-Tarefa (FTs) disponíveis, acionadas em caso de calamidade.

Grande Florianópolis

Na Grande Florianópolis até agora, 10h da manhã dessa quinta-feira (2) ainda há sol, mas existe nesse momento grande cobertura de nuvens no céu da região.

De acordo com as previsões clímaticas, por aqui também deve chover iniciando hoje e seguindo até o próximo sábado.

Rio Grande do Sul

Já no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 02, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando nas ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingiram o estado vizinho

Clique aqui para ver vídeos da ação das aquipes catarinenses no socorro as vítimas no estado do Rio Grande do Sul hoje (2)

Grande parte dos atendimentos estão relacionados ao resgate de pessoas que estão em áreas alagadas e há equipes atuando em uma ocorrência de deslizamentos com vítimas em São Vendelino. As chuvas persistem, há diversos pontos de interdição e a forte correnteza, em alguns pontos, tem dificultado o trabalho.

A corporação atua, neste momento, com 32 bombeiros militares, 10 viaturas 4×4 e 11 embarcações, além de equipamentos para ocorrências de deslizamentos.

Previsão completa para os próximos dias em Santa Catarina

QUINTA-FEIRA (02)

Nesta quinta-feira (02)a aproximação de uma frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS, e vem acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo. A chuva também pode ocorrer de maneira intensa em curto período de tempo. O risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Ao longo do dia, os temporais também se deslocam para as demais regiões do estado, com risco moderado a alto para ocorrências. Em um primeiro momento, a frente fria atua sobre o norte gaúcho e a divisa catarinense mas, dependendo de seu posicionamento, a chuva também pode ser volumosa em outras áreas de Santa Catarina. O vento sopra fraco a moderado,  variando de norte a noroeste, com rajadas de 50 a 65km/h. Devido às incertezas nos modelos meteorológicos e à situação no estado do RS devido às fortes chuvas, a SDC/SC recomenda que acompanhem a atualização dos Avisos, Alertas e Monitoramentos Meteorológicos que são emitidos em tempo real. 

SEXTA-FEIRA (03)

Na sexta-feira (03), a frente fria segue atuando em SC e mantendo o tempo instável em todas as regiões, com os temporais mais intensos ocorrendo do centro ao sul do estado, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões. O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo. Vento predominando do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 55 km/h. As temperaturas mínimas ficam entre 17 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral e variam entre 12 e 18°C em nas demais áreas. As máximas oscilam entre 17 e 24°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e no litoral e marcam entre 13 e 18°C no restante do estado.

SÁBADO (04)

No sábado (04) segue a influência da frente fria, que provoca pancadas de chuva e temporais pelo estado entre a madrugada e a manhã. A partir da tarde o sistema começa a se deslocar em direção ao RS novamente, com as instabilidades se concentrando mais nas regiões do Sul de SC, e as demais áreas terão presença de sol com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas. O risco é baixo a moderado  para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos. Vento de norte a noroeste, fraco a moderado virando de sul no litoral e em áreas próximas à noite. As mínimas variam entre 14 e 20°C pelo estado, chegando aos 22°C nas áreas costeiras e as máximas oscilam entre 23 e 31°C na Grd. Florianópolis, No vale do itajaí, Ltoral Norte e no Planalto Norte e variam entre 18 e 24°C nas outras regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 O domingo (05) ainda inicia chuvoso nas regiões de divisa com o RS, mas com o recuo da frente fria para o estado vizinho, entre a manhã e a tarde o tempo volta a ficar firme e o sol passa a predominar em todas as regiões catarinenses.  A segunda-feira (06), segue com sol e variação de nuvens pelo estado.

Emergência ligue 193

Por: TV Portal Grande Floripa

Previsão: Meteorologista Ana Luiza Dors Wilke –

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu