Atualizado às 09h04m dia 20/03/2024

Depois de uma semana parados, na noite dessa terça-feira (19,) os funcionários da COMCAP que estavam em greve decidiram voltar ao trabalho. Serviços já foram retomados na noite de ontem ainda.
A decisão de voltar ao trabalho na COMCAP foi tomada após reunião de conciliação ocorrida na tarde de ontem em Florianópolis. Enquanto o encontro discutia a base para a volta ao serviço os trabalhadores aguardavam reunidos em Assembleia o resultado da negociação. Já era noite quando os representantes do SINTRASEM, que estavam na mesa de negociação, chegaram para passar aos funcionários da COMCAP o que a prefeitura da Capital estava ofertando.
Propostas
Reposição da Inflação, sem ganho real, ou seja, não vai haver esse ano aumento acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O motivo seria o impedimento da Lei de Responsabilidade Fiscal atrelada a legislação eleitoral, que veda ganhos salarias acima da inflação em ano de eleição. Além disso ficou acordado reajustes de 5% no vale-alimentação e vale-lanche.
Magistério
Os representantes do Sindicato, que representa também os professores da rede municipal de ensino de Florianópolis que estão em greve, saíram do encontro com a promessa do governo Topázio Neto (PSD), de chamar até 600 profissionais para o Magistério na cidade.
Além da manutenção de reuniões a cada quatro meses para avaliar a Descompactação da Tabela do Magistério, foi acordado entre as partes que a prefeitura da Capital irá criar uma comissão para discutir também a cada quadrimestre a contratação de auxiliares de sala de aula.
Nessa quarta-feira a partir das 8h da manhã funcionários do magistério e saúde, que ainda continuam em greve, decidem se voltam ao trabalho em Assembleia da categoria.
Existe o indicativo, com o fim da greve da COMCAP que era conjunta com os demais servidores municipais de Florianópolis, que todos voltem ao trabalho colocando fim ao movimento.
Multa e pagamento de horas
O acordo, que pôs fim à greve, instituiu uma multa de 100 mil reais ao Sindicato, que poderá ser revertida na compra e doação de alimentos a entidades filantrópicas. Já os funcionários terão que pagar as horas que deixaram de trabalhar.
Clique aqui e veja o documento do acordo entre a Prefeitura de Florianópolis e o SINTRASEM.
Por: Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar