Local já foi palco da morte de um Policial Militar Ambiental e lei do silêncio impera

A TV Portal Grande Floripa recebeu fotos e vídeos, como forma de denúncia da pratica de degradação ambiental, da região conhecida como Albardão na divisa de Palhoça e Paulo Lopes. Loteamento irregular do solo também estão sendo apontados por moradores que temem se identificar por medo de represálias.
No material é possível identificar intervenções que só são possíveis com uso de maquinário na Rua João Veríssimo Martins, no Sertão do Campo. A divisa no local entre Palhoça e Paulo Lopes é feita por uma ponte. Essa situação estaria ocorrendo após a ponte, ou seja, em tese seria em Paulo Lopes, contudo é em Palhoça que as ligações de luz são solicitadas e atendidas por meio da prefeitura do município.

Moradores ainda informaram que um córrego foi canalizado com tubos que não comportam o fluxo da água e com chuvas acabam transbordando. Outro ponto é que houve desbarrancamento e a terra acabou indo parar onde antes passava o córrego e cobriu a tubulação implantada por este morador que se apresenta a comunidade como Policial Militar (possivelmente da reserva). O silêncio e o medo imperam no local.

Outro fator é o uso clandestino de energia elétrica já que para ter acesso a luz foi realizado a instalação do popularmente conhecido “gato” que é o roubo de energia. A Celesc já esteve no local e fez o corte da energia clandestina, que segundo os moradores bastam os profissionais da Companhia deixarem o local a energia é mais uma vez reestabelecida de forma ilegal.
Um morador disse que são pelo menos 8 casas, algumas dessas “em cima” da Serra do Tabuleiro e outros 50 lotes a venda da mesma forma com alguns em locais onde não poderia existir construções uma vez que é Área de Preservação Permanente – APP. Para venda plataformas como OLX são usadas.
Polícia Ambiental
Em contato nessa manhã de quarta-feira (10) com a 4ª Companhia de Polícia Ambiental em Palhoça, responsável pela fiscalização na Serra do Tabuleiro, a informação é que apenas um registro de ocorrência de movimentação de terra, mas não soube precisar se é no mesmo local apontado no conteúdo dessa denúncia da matéria. A TV Portal Grande Floripa vai continuar acompanhando essa situação e esperando uma posição da Polícia Militar por meio da Ambiental para confirmar ou não as denunciais levantadas aqui.
Contraponto

A TV Portal Grande Floripa não conseguiu acesso ao morador que está sendo denunciado poeque a porteira que da acesso a propriedade fica fechada. Também não foi possível contato via telefone. Continuamos abertos caso ele queira se manifestar após as denúncias.
Serra do Tabuleiro
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba.
Abaixo o vídeo que foi enviado a redação da TV Portal Grande Floripa
Por: redação TVPGF
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar