Local já foi palco da morte de um Policial Militar Ambiental e lei do silêncio impera

Movimentação de terra está sendo feita para que terrenos possam ser comercializados

A TV Portal Grande Floripa recebeu fotos e vídeos, como forma de denúncia da pratica de degradação ambiental, da região conhecida como Albardão na divisa de Palhoça e Paulo Lopes. Loteamento irregular do solo também estão sendo apontados por moradores que temem se identificar por medo de represálias.

No material é possível identificar intervenções que só são possíveis com uso de maquinário na Rua João Veríssimo Martins, no Sertão do Campo. A divisa no local entre Palhoça e Paulo Lopes é feita por uma ponte. Essa situação estaria ocorrendo após a ponte, ou seja, em tese seria em Paulo Lopes, contudo é em Palhoça que as ligações de luz são solicitadas e atendidas por meio da prefeitura do município.  

Foi nesse ponto que o corrego foi canalizado e vem deixando moradores ilhados quando chove

Moradores ainda informaram que um córrego foi canalizado com tubos que não comportam o fluxo da água e com chuvas acabam transbordando. Outro ponto é que houve desbarrancamento e a terra acabou indo parar onde antes passava o córrego e cobriu a tubulação implantada por este morador que se apresenta a comunidade como Policial Militar (possivelmente da reserva). O silêncio e o medo imperam no local.

Fios de energião são ligados de forma irregular

Outro fator é o uso clandestino de energia elétrica já que para ter acesso a luz foi realizado a instalação do popularmente conhecido “gato” que é o roubo de energia. A Celesc já esteve no local e fez o corte da energia clandestina, que segundo os moradores bastam os profissionais da Companhia deixarem o local a energia é mais uma vez reestabelecida de forma ilegal. 

Um morador disse que são pelo menos 8 casas, algumas dessas “em cima” da Serra do Tabuleiro e outros 50 lotes a venda da mesma forma com alguns em locais onde não poderia existir construções uma vez que é Área de Preservação Permanente – APP. Para venda plataformas como OLX são usadas.

Polícia Ambiental 

Em contato nessa manhã de quarta-feira (10) com a 4ª Companhia de Polícia Ambiental em Palhoça, responsável pela fiscalização na Serra do Tabuleiro, a informação é que apenas um registro de ocorrência de movimentação de terra, mas não soube precisar se é no mesmo local apontado no conteúdo dessa denúncia da matéria. A TV Portal Grande Floripa vai continuar acompanhando essa situação e esperando uma posição da Polícia Militar por meio da Ambiental para confirmar ou não as denunciais levantadas aqui. 

Contraponto

Seria nesse ponto, onde existe essa porteira, que os vídeos que recebemos foram gravados por drone

A TV Portal Grande Floripa não conseguiu acesso ao morador que está sendo denunciado poeque a porteira que da acesso a propriedade fica fechada. Também não foi possível contato via telefone. Continuamos abertos caso ele queira se manifestar após as denúncias.

Serra do Tabuleiro 

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. 

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. 

Abaixo o vídeo que foi enviado a redação da TV Portal Grande Floripa

Por: redação TVPGF

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu