Operação policial relacionada a empresa contratada para executar serviço na cidade foi realizada em março deste ano quando seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Policia Civil desde então serviço estava suspenso até que foi aberto novo processo licitatório

Engenheiro que trabalhava na prefeitura também prestava serviço a empresa vencedora da licitação que motivou investigação policial

A Prefeitura de São José inicia, na próxima semana, a instalação dos novos abrigos de passageiros de ônibus em diversos pontos do município. Após fase de testes de um protótipo no loteamento Ceniro Martins, concluída nesta quarta-feira (31), as equipes iniciam a substituição de estruturas nos bairros.

Ao todo, na primeira etapa, serão alocados 120 abrigos. A distribuição segue mapeamento da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, que considerou o fluxo de pedestres e condição das estruturas antigas, além de critérios técnicos.

Os novos abrigos, adquiridos em processo licitatório, já contarão com manutenção contínua. O município também realiza, em paralelo, a revitalização dos abrigos antigos.

Operação Policial

Os indícios era de fraude em licitação para pontos de ônibus na cidade. Veja matéria publicada pela equipe da TV portal Grande Floripa aqui

A informação seria que em 2023 a licitação que ocorreu na Secretaria de Segurança, Defesa do Cidadão e Trânsito de São José foi fraudada para beneficiar uma empresa, que acabou ganhando o direito de explotar o serviço na cidade de São José.  

Irregularidade 

A Investigação recebeu a denúncia que o engenheiro da empresa ganhadora do pregão também é funcionário da prefeitura de São José e atuou como fiscal do contrato firmado entre as partes para a produção e instalação de abrigos no município. Para apurar já havia sido instaurado um inquérito policial para averiguar as denúncias de cartas marcadas no pregão eletrônico de 2023. Os mandados de busca e apreensão, pedidos pela Polícia Civil Josefense, foram autorizados pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São José. 

Além da suspeita recair sobre o fiscal da prefeitura, que tinha vínculo direto com a empresa vencedora, outro servidor que também trabalhou com a mesma função de fiscal durante o pregão que agora está sob análise, está sendo investigado. Os dois foram afastados da prefeitura. 

Tentativa de destruir provas  

Em nota a prefeitura se manifestou: 

“Nenhum pagamento foi feito à empresa citada e a Prefeitura de São José rompeu o contrato com a empresa responsável pela instalação dos abrigos de passageiros de ônibus já em outubro do ano passado. O engenheiro citado também foi exonerado já em outubro após questionamento do TCE. A Prefeitura de São José reitera o compromisso com a transparência e permanece à disposição das instituições competentes.” 

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu