O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SC, que virou Autarquia em dezembro do ano passado, reuniu a imprensa nessa terça-feira (26) para apresentar os investimentos e soluções em tecnologia e padronização das suas agências e conveniados. 

Com a presença de técnicos e diretores do órgão, o presidente Kennedy Nunes, destacou os investimentos que devem trazer ainda mais segurança no acesso aos dados coibindo fraudes e ilícitos por parte dos mais de 16 mil credenciados ativos no estado. O setor de tecnologia do Departamento já está implantando um sistema de verificação, chamado de Power Bi, que mostra em tempo real os atendimentos que estão sendo realizados pelas empresas credenciadas em todo o estado, assim, segundo Kennedy, será possível “mensurar o número de atendimentos em todas as regiões de Santa Catarina”.  

Outra ferramenta importante de gestão, segundo o presidente ainda, será a pesquisa de satisfação realizada por meio de um QR Code que já está disponível não só nas 12 agências do Detran, mas também nos pontos onde houver credenciados atendendo em nome do Departamento de Trânsito. “O cidadão que usa nossos serviços pode agora dar sua opinião e dizer se gostou ou não do atendimento. Com isso a gente espera evoluir e melhorar os locais que não tem uma boa avaliação, ou seja, um bom atendimento. É mais uma ferramenta de gestão”, resumiu.  

Investimentos 

O vice-presidente do Detran/SC, Ricardo Aversa, destacou o montante investido pelo Governo do Estado em tecnologia para compra de equipamentos e softwares com objetivo de oportunizar mais qualidade ao trabalho realizado pelos colaboradores diretos da autarquia. “O Detran investiu mais de 500 mil reais em equipamentos que vão trazer ao cidadão um melhor atendimento. Esse é o objetivo”, disse. Para Ricardo, com um dos menores efetivos de funcionários do Brasil o Detran de Santa Catarina precisa de processos tecnológicos para dar conta da demanda que é alta. “O Detran de Santa Catarina tem uma estrutura enxuta e ele precisa da tecnologia da informação para alcançar o cidadão e prestar um bom serviço. Para que, através do uso inteligente da tecnologia, o cidadão possa ser bem atendido com segurança e ter seu serviço prestado naquilo que ele demanda e aquilo pelo qual ele paga”, observou. 

Senhas em dois fatores até julho 

Para dar mais segurança aos usuários do sistema do Detran/SC tanto aos credenciados como para os motoristas em geral que fazem consultas na página oficial do Detran/SC, que foi reformulada, o órgão passará a ter mais processos de segurança como autenticação em dois fatores. Também conhecido pela sigla 2FA, originária do inglês “two-factor authentication”, o recurso insere uma segunda verificação de identidade do usuário no momento do login, evitando o acesso às contas mesmo quando a senha é vazada. Também será usado o reCAPTCHA, recurso de verificação “Não sou um robô”. As medidas se fazem necessárias, segundo o diretor de tecnologia da Autarquia, Fabio Oliveira, “para  prevenir fraudes como acontecem atualmente onde pessoas mal-intencionadas usam os dados no site do Detran para aplicar golpes como o do Pix. É importante frisar que o estado de Santa Catarina ainda não autorizou o pagamento por Pix”, reiterou. Esse novo sistema de senhas deve começar a funcionar em julho na página do Departamento. Sobre a pesquisa de satisfação ele lembra que é “Importante que o cidadão participe da pesquisa, porque é com ela que o Governo do Estado vai saber como está sendo realizado o serviço para quem procura o Detran em Santa Catarina”, disse. Já para credenciados a biometria também deve ser implantada, aliada a outros recursos.  

Teste de Volante 

Os maiores entraves nos serviços vinculados ao Detran/SC estão atualmente nos testes de volante que são feitos por 104 Policiais Civis. Em Florianópolis cerca de 7 mil motoristas aguardam para realizar a prova de volante. Em breve um Projeto de Lei deve ser enviado para Assembleia Legislativa com intuito de possibilitar o pagamento para credenciados interessados em prestar esse serviço ao órgão. Além da possibilidade de aumentar o número de profissionais o Departamento espera devolver os policiais a Secretária de Estado de Segurança, que hoje estão vinculados ao órgão. A diretoria do Detran quer que esse novo examinador possa entregar o resultado do teste do volante rapidamente e a prova possa então ser feita em até 24 horas. Outra ação que promete dar mais conforto para quem procura atendimento está nas cidades onde hoje não há pontos de atendimento e os motoristas precisam se deslocar de seu município de origem para fazer foto e a prova. O Detran/SC quer disponibilizar esses serviços em todos os municípios do estado.  

Por: Beto Motta

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu