Está marcado para este sábado, 2 de março, o Dia D de mobilização nacional contra a dengue. A iniciativa une Governo Federal, estados, municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e a população brasileira para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Santa Catarina

Santa Catarina também vai participar da campanha, que dedica um dia especial para o combate à doença, com reforço nas ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.

A ideia é que cada um destine dez minutos do dia para intensificar o cuidado em casa. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão nas casas e esse é o momento de as pessoas aproveitarem e se unirem para vistoriar suas casas.

Mortes

O Painel de Monitoramento da doença, instituido pelo governo estadual por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica atualizado ontem, mostra que no estado de Santa Catarina já tem registradas 14 mortes em decorrência da Dengue.

São José

A mobilização intensiva será no bairro Serraria, que registrou um preocupante aumento no número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação visa a realização de mutirões de limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

Com base em dados alarmantes sobre a incidência da dengue na região, agentes de combate à endemias unirão forças para realizar uma série de atividades de conscientização e prevenção. As equipes de saúde atribuem o crescimento do número de focos à falta de cuidado com a limpeza de quintais, acúmulo de lixo e recipientes que acumulam água parada, proporcionando condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti.

O foco será nas ruas com maior incidência do mosquito:

1. Manoel Marques Júnior
2. ⁠Adulci Arbeis do Nascimento
3. ⁠Léo Augusto da Silva
4. ⁠Acácio Pinto da Luz
5. ⁠Nossa Senhora dos Navegantes
6. ⁠Dos Operários
7. ⁠Bertolino João Sagaz
8. ⁠Marcos Antônio Fernandes da Silva
9. ⁠Travessa Xanxere

Biguaçu

O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Biguaçu tem intensificado as medidas de combate à Dengue em Biguaçu e, para agregar às ações realizadas até o momento, convida a população a se juntar ao time da prevenção! No dia 2, haverá distribuição de materiais informativos em diversos pontos com grande circulação de pessoas no município, realizada a partir do trabalho integrado entre ACEs e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Florianópolis

Em alinhamento com o movimento nacional do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Florianópolis promoverá a Semana de Combate à Dengue, com uma série de atividades estratégicas. O ponto focal dessa iniciativa será o “Dia D”, agendado para este sábado (2), que dará início oficial às ações. O objetivo principal é reforçar as medidas de prevenção e eliminar os focos do mosquito, com ações coordenadas entre todas as secretarias até a próxima sexta-feira (8).

Hoje (2) as atividades do Dia D serão concentradas nas regiões norte e central da cidade. Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde formarão equipes híbridas para realizar visitas domiciliares, inspeções e orientações à população, bem como atender denúncias. As equipes contarão com o apoio da Defesa Civil, que utilizará drones para auxiliar na identificação de possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana fornecerá apoio logístico, com materiais e caminhões para descarte, e profissional. 

Na região norte, 70% do efetivo estará em ação, concentrando-se nos Ingleses das 8h às 16h, com ponto de partida no Centro de Saúde local (Tv. dos Imigrantes, 135). Já na região central, os demais profissionais atuarão no Maciço do Morro da Cruz, no mesmo horário, com ponto de encontro na praça localizada na Rua Dois, 500. 

Até esta sexta-feira (1), 771 casos de dengue foram confirmados no município, com total de mil focos identificados. 

Palhoça

Nossa reportagem entrou em contato com Palhoça perguntando se a cidade teria o Dia D nesse sábado no combate a Dengue. O Prefeito, Eduardo freccia, não nos respondeu.

Por: Beto Motta

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu