Compartilhe esse conteúdo.

A tão sonhada obra do túnel duplo, que deve resolver o problema da principal rodovia de Santa Catarina em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi divulgada pelo Ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) e deve custar, segundo projeções de 2025, aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

Por Beto Motta

A esquerda a maquete digital dos túneis e ao lado presidente Lula e Renan. (Montagem: TVPGF).

Como diria um amigo. “Há que bom se todo ano tivesse eleição. Assim o país iria funcionar”, desabafou. É com esse sentimento que muitos catarinenses, especialmente moradores da Grande Florianópolis e profissinais da estrada como caminhoneiros e empresários do transporte, recebem a notícia da cosntrução de dois túneis. Mesmo ainda incrédulos a tão aguardada solução para a BR 101 no trecho do Morro dos Cavalos na BR 101 em Palhoça, apresentada, foi bem vinda.

O anuncio foi realizado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quarta-feira (28/1), durante passagem pela cidade de Palhoça com um grupo do governo federal em caravana.

O projeto engloba dois túneis, mas para que a obra saia do papel será preciso retirar o trecho do Morro dos Cavalos da Concessão da Arteris e passar para o contrato com CCR Via Costeira, que administra a BR 101 a partir de Paulo Lopes até o Rio Grande do Sul. Com isso a BR 101, na região de Palhoça, estaria dentro da Concessão com a CCR Via Costeira.

Entre os politicos catarinenses que acompanham a comitiva está o Deputado Federal Pedro Uczai (PT). Ele afirmou que as obras podem começar ainda em 2026.

De acordo com o parlamentar, a definição da solução é resultado de articulação do Fórum Parlamentar Catarinense junto ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele destaca que o projeto já está tecnicamente amadurecido e que o Governo Federal trata o Morro dos Cavalos como prioridade estratégica para a infraestrutura do estado.

Início das obras

Apesar da expectativa de início das obras em 2026, o cronograma ainda depende de ajustes contratuais, licenças ambientais e definições sobre o impacto financeiro do projeto, inclusive no valor do pedágio. 

BR 285

Ainda em Santa Catarina, a comitiva segue pela BR-285 – que integra o Corredor Bioceânico – para vistoriar as obras de contenção na Serra da Rocinha. A intervenção, com investimento de R$62 milhões, tem entrega prevista para o próximo mês e vai prevenir deslizamentos, garantindo mais segurança a quem trafega pelo local.

Por: TV Portal Grande Floripa com informações do jornalista Beto Motta.

Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa  clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *