Compartilhe esse conteúdo.

Pressão popular aliada a movimento contrário ao aumento de vereadores na Câmara Municipal podem ter colaborado para decisão de revisãodo aumento que foi concedido via Decreto 23796/2025 publicado pelo Prefeito no dia 19 de dezembro de 2025.

Depois de ser derrotado na Câmara de Vereadores, com a rejeição de revisão de aumento para o IPTU deste ano, inclusive com apoio do atual presidente da Câmara Municipal de São José, Matson Cé (PSD) que engavetou o pedido da gestão municipal, o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) teve que voltar atrás no aumento da taxa de lixo.

No comunicado feito a imprensa e em matéria no site da prefeitura o governo municipal diz que “identificou um erro no cálculo da Tarifa de Coleta de Lixo (TCL), causado pela inclusão indevida da área de garagem”.

Antes da decisão de revisão dos valores anunciada na trade de terça-feira (13/1) , os Vereadores Alexandre Cidade (PL), Crislan (Novo), André Guesser (PDT) e Caê Martins (PT) já havia protocolado na Câmara de Vereadores josefense na segunda-feira (12/1) um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos da aplicação do Decreto Municipal que incide sobre o aumento da tarifa do lixo na cidade.

Segundo as informações, que inclusive chegaram a redação do jornalismo da TV Portal Grande Floripa, muitos moradores e donos de imóveis em São José já realziaram o pagamento das taxas da empresa Ambiental, responsável pela coleta e cobrança.

Segundo a prefeitura “assim que o equívoco foi identificado, esses boletos foram cancelados e estão sendo reemitidos com os valores corretos”.

Contribuintes que tenham emitido boletos antes do cancelamento devem acessar aqui novamente a partir de quinta-feira (15/1), e baixar a fatura corrigida. Quem já efetuou o pagamento com o valor incorreto deverá entrar em contato com a Ambiental pelos canais de atendimento e solicitar o ressarcimento.

Novos calculos

Em 2026, de acrodo com a prefeitura, a TCL passa a ter nova fórmula de cálculo, considerando área construída, uso do imóvel e frequência da coleta.

O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas ou em cota única com 10% de desconto.

Também está disponível o Carnê Virtual, mediante cadastro no site da Ambiental. Quem preferir pode continuar recebendo o carnê físico.

Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura oferece atendimento presencial na Central do IPTU 2026, no auditório do Cati, na Beira-Mar de São José, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 12 de fevereiro.

Por: TV Portal Grande Floripa 

Participe do nosso Grupo de Whatsapp da TV Portal Grande Floripa  clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *