A Beira Mar de São José é um ponto de encontro da população local. Entre as áreas de lazer estão quadra de esportes, calçadão para caminhadas e a ciclovia. Contudo essa aparente tranquilidade foi quebrada por dois acidentes em datas consecutivas, no mesmo lugar e envolvendo ciclista e cães sem coleiras.
Clique aqui para ver matéria em vídeo.
Nesses espaços compartilhados é possível ver lado a lado pessoas caminhando, correndo, pedalando, ou seja, praticando as mais diversas atividades físicas e de lazer. Nesse contexto os animais de estimação, os pets, são também usuários do espaço. Mais até quando essa convivência pode ser pacífica.
No último dia 22 uma equipe da TV Portal São José flagrou esse cidadão com o joelho sangrando ao lado da ciclovia no bolsão principal da Beira Mar. Seu Rogerio nos contou o que havia acontecido minutos antes.

O homem, idenficado por Rogério, foi encaminhado por amigos ao Hospital Regional de onde foi liberado depois de ser medicado.
Apesar ndos acidentes, não é difícil achar quem passei com os animais de estimação sem coleira na Beira Mar de São José.
Cem metros onde havia ocorrido o acidente com seu Rogerio estava essa senhora com o seu cachorro sem coleira. Dona Andreia conta como passeia com o seu animal sem a guia.

Indagada sem tem medo, responde: “É animal né. A gente sabe que é animal. Só que assim. Aqui eu sei que ela não vai se assustar tão facilmente. Se eu tivesse numa calçada normal, que fosse mais curta, mais perto de carros. Que tem barulhos mais fortes, aí tudo bem”, disse Andreia.

“Eu acho que seus tutores devem prestar mais atenção. Sempre manter guias com seus pets. Independente se seja um animalzinho manso. Eu acho que tem que manter a guia para evitar Acidentes. Nem só com ciclistas, mas muitas vezes com pessoas de roller, patinando ou até um acriança que possa cruzar a frente e acabar derrubando”, avaliou Ivete Krause, moradora do Pagani em Palhoça, mas que pedala aos sábados na Beira Mar de São José.

“Eu pedalo por aqui e me sinto seguro sim. O Ideal é que cada cuidador e venha com seu pet6 na coleira. Pra evitar, na guia né, evitar esse tipo de acidente. E aí todo mundo desfruta da Beira Mar de uma forma saudável, disse Ronei Delalaste, que reside em Campinas, São José.
Dois casos seguidos de acidentes com cachorros
Nesse caso do dia 29 o Corpo de Bombeiros não havia sido chamado. Contudo uma semana antes, dia 22 de outubro deste ano uma viatura da corporação foi ao mesmo local com uma ocorrência semelhante e mais uma vez um acidente com as mesmas características do acidente do dia 29. Um ciclista teve a frente cortada por um cachorro quando pedalava na ciclovia.

A nosso pedido o Corpo de Bombeiros de São José levantou os acidentes ocorridos este ano na ciclovia josefense. A corporação informou que não é possível precisar o local exato, mas que foram este ano cinco ocorrências próximas a Beira Mar. Mas destas, apenas o acidente com o cachorro foi relatado na ciclovia da Beira Mar. A vítima, um homem, foi encaminhado ao Hospital Regional consciente e com escoriações pelo corpo depois de um cachorro provocar atravessar a frente da vítima.
Nas duas ocorrências não há informações dos donos ou de como ficaram os animais depois dos acidentes.
Por: Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e na qual você pode confiar.