Essa é a 17ª Abertura da Safra da Tainha em Florianópolis com objetivos de congregar e dar visibilidade a pesca artesanal na cidade

Celebração da pesca artesanal inclui diversas atrações culturais e inclusive religiosas como a benção aos pescadores (foto)

Acontece nessa terça-feira feira (30) a partir das 18:30 e quarta-feira (1) às 07:30 no Rancho do Getúlio, Praia do Campeche, Sul da Ilha, uma programação especial para marcar a tradicional pesca da Tainha na capital. 

Uma programação cultural diversificada e toda gratuíta, que inclui apresentação de documentário, procissão. shows, hasteamento de bandeira, benção de pescadores, café comunitário, apresentação da Banda dos Bombeiros, apresentações culturais, oficina do Projeto Tamar e muita alegria. 

A realização é do Getúlio Manoel Inácio, Instituto Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo e Fundação Catarinense de Cultura. 

Pesca em 2024

Este ano segundo alguns pescadores com quem a TV Portal Grande Floripa conversou a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, de onde vem os cardumes de tainha para o litoral de Santa Catarina não tem recebido um grande volume do pescado o que deixa as lideranças que vivem da pesca na ilha não tão otimistas, mesmo que esse ano o volume liberado para a pesca artesanal, 586 toneladas, seja maior que 2023, quando foram permitidos a pesca de 460 toneladas. Em 2022 a cota foi de 830 toneladas para a pesca artesanal e de 600 toneladas para a industrial.

Outra notícia que vem do Rio Grande do Sul e preocupa os pescadores é que depois de uma safra recorde da pesca no ano passado na Lagoa dos Patos esse ano o número de peixes disponíveis pode cair aqui em Santa Catarina, já que a especié não teve o tempo hábil de prociação e desova.

Para este ano a pesca artesanal começa na próxima quarta-feira (1º), na modalidade de arrasto de praia; em 15 de maio, na modalidade de emalhe; e em 1º de junho, na pesca industrial.

Programação Completa: 

Terça-feira, 30/04: 

18h30: Exibição do documentário “Massa da Promessa ao Divino: Uma História Entre Mares” de Charles Cerchonetto. 

19h15: Terço luminoso e procissão na praia do Campeche. 

20h00: Confraternização comunitária. 

21h00: Show com o Ministério da Cultura e Grupo Nexxees. 

Quarta-feira, 01/05: 

Manhã: 

07h30: Procissão acompanhada pelo Grupo Música do Rancho da Canoa e Missa na praia. 

09h00: Hasteamento das bandeiras com representantes dos pescadores artesanais de Florianópolis. 

10h30: Benção aos pescadores de todo o litoral Catarinense. 

11h00: Apresentação artística com Dona Bilica. 

11h30: Café comunitário e música com Edu Madma acústico e Harnnon Cardoso. 

Tarde: 

13h30: Apresentação da Banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. 

14h30: Limpeza da praia com Instituto Nexxera e comunidade. 

15h30: Roda de conversa: Meio Ambiente, Cultura e Pesca Artesanal com Guia Manezinho (Rodrigo Stüpp), Hugo Adriano Daniel e Jair Francisco Ferreira. Cabo de guerra com as crianças. 

16h00: Exposição e oficina com o projeto Tamar. 

16h30: Apresentação do Boi de mamão do Campeche. 

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu