Segundo a Defesa Civil a previsão de nevoeiros marítimos nas primiras horas do dia já era esperado, especialmente para as regiões próximas ao mar

Usuários do espaço de deparraram com neblina em São José, em Florianópolis, sul e norte da ilha também registraram fenômeno considerado normal para a época (Foto: TV Portal Grande Floripa)

Sabe aquela máxima do tempo: Neblina baixa sol que raxa. Pois é isso tem tudo para acontecer nesse domingão. Assim como o sábado (3/8) a manhã desse domingo (4/8) é atingida por um forte nevoeiro nas áreas litoraneas da Grande Florianópolis. Nossa equipe flagrou (foto) da Beira Mar de de São José hoje (4/8) às 9h a densa camada de neblina. Além disso a temperatura baixa, cerca de 16° e o vento que sopra, deixa a sessão térmica menor ainda. Ao longo da manhã o nevoeiro deve se dissipar e as temperaturas ficaram altas.

A TV Portal Grande Floripa separou abaixo para que você se programe a previsão para os próximos cinco dias.

domingo (04) inicia com nevoeiros marítimos e de radiação na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, que dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao sol, o qual predomina entre poucas nuvens durante o dia. Entre a tarde e a noite nevoeiros começam a se formar novamente nessas mesmas áreas e no Litoral Sul. Devido a atuação de uma frente fria semi-estacionária sobre o RS, ela favorece em áreas de divisa entre os dois estados o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuva esparsa a qualquer hora do dia, e no Extremo Sul do Litoral Sul pancadas de chuva e eventuais temporais isolados entre o final da noite do domingo (04) e a madrugada da segunda (05), com risco baixo para ocorrências associadas.

O vento sopra fraco a moderado de direção norte no estado, virando de sul ao longo do dia no litoral e em áreas próximas, com rajadas de norte/nordeste entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, que perdem força entre a tarde e a noite. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 8 e 16°C entre os planaltos, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis Continental e no Litoral Norte e marcam entre 17 e 26°C no Grande Oeste, na Ilha de Florianópolis e no Litoral Sul.

À tarde, as temperaturas máximas ficam entre 19 e 25°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste e no Extremo Sul do Litoral Sul, nas demais áreas elas marcam entre 24 e 31°C. Mar pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de nordeste e alturas entre 1,5 e 2,0m com picos de até 2,5m no Litoral Sul e ondas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m da Grande Florianópolis ao Litoral Norte.

A segunda-feira (05) inicia com a presença de nevoeiros do Centro ao Leste do estado, que devem ser mais espessos e persistir durante grande parte do dia nas áreas costeiras, e voltam a se formar entre o final da tarde e à noite. O dia terá predomínio de sol e variação de nuvens em grande parte do estado, mas nas áreas de divisa com o RS, o dia deve apresentar maior nebulosidade e haverá condições para chuvas e temporais isolados principalmente no Meio-Oeste, no Planalto Sul e no Litoral Sul, em função da influência de uma frente fria que seguirá atuando sobre o estado gaúcho. O risco é baixo para ocorrências associadas à alagamentos e destelhamentos pontuais nestas áreas. 

Os ventos sopram fracos a moderados, de quadrante norte em grande parte do dia. As temperaturas variam entre 9 e 16°C dos planaltos ao litoral e oscilam entre 18 e 24°C nas demais áreas.

À tarde, as máximas ficam entre 19 e 25°C nos pontos mais altos do Meio-Oeste e do Planalto Norte, em parte do Planalto Sul e no Litoral e marcam entre 25 e 34°C no restante do estado, com as maiores temperaturas sendo esperadas para as áreas de divisa com o RS no Grande Oeste.

terça-feira (06) novamente inicia com a formação de nevoeiros do Centro ao Leste do estado que dissipam durante a manhã e voltam a se formar ao longo da noite. O dia amanhece chuvoso em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul, mas com o recuo da frente fria em direção à metade Sul do estado gaúcho, o dia terá predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões catarinenses. 

Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante norte, com rajadas de até 55 km/h entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul e nas áreas serranas do Litoral Sul. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 18°C na metade Leste de SC e marcam entre 18 e 25°C no Grande Oeste.

À tarde as máximas oscilam entre 22 e 25°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste, no Extremo Sul do Litoral Sul e nas áreas costeiras, ficando entre 25 e 30°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (07), inicia com nevoeiros no Vale do Itajaí, no Litoral norte e no Litoral Sul, que dissipam ao longo da manhã. O sol predomina entre poucas nuvens em grande parte do dia no estado, mas entre a tarde e à noite a frente fria volta a se aproximar de SC, provocando chuva nas áreas de divisa com o RS, que se espalha para as demais regiões ao longo da quinta-feira (08).

Por: TV Portal Grande Floripa com informações da Defesa Civil/SC Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu