Alternativa para a BR 282 na região de Águas Mornas investimento é aguardado há mais de 10 anos pela população e motoristas

Obra é considerada de grande porte com desapropriações e alargamento da rodovia que hoje é totalmente de estrada de terra

Depois de mobilização e protestos da comunidade de São Pedro de Alcântara e Angelina, que está ansiosa pela pavimentação asfáltica da SC 281 que liga os dois municípios, o Governador Jorginho Mello pediu uma vistoria no local. 

A primeira ordem de serviço foi assinada em 14 de maio de 2022, meses antes das eleições para o governo de Santa Catarina, pelo ex-governador Carlos Moises (REPUBLICANOS). Desde então se arrastava a passos de tartaruga. A obra começou a sair do papel em dezembro de 2022, mas por falta de licenças ambientais foi paralisada. 

Com a documentação em dia, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), houve uma nova ordem de serviço desta vez assinada pelo Governador Jorginho Mello (PL) em outubro de 2023, inclusive com a presença dos prefeitos, Charles Cunha (PL) de São Pedro de Alcântara e Roseli Anderle (PT) de Angelina.  

Com investimento de 128,5 milhões de reais e prazo de conclusão de 30 meses a obra foi retomada em janeiro de 2024, mas o ritmo, de acordo com os moradores da região, está lento com o emprego de poucos profissionais e maquinário.  

Nessa última semana, atendendo ao pedido do governador, o atual secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, voltou ao local onde esteve em janeiro quando as obras iniciaram. 

Segundo o vídeo que foi publicado nas redes sociais do secretário, que pode ser visto aqui, o motivo da lentidão do avanço nas obras decorre do clima da região especialmente das chuvas dos últimos meses. “São quase 30 quilômetros onde a gente depende muito do tempo, da chuva. E essa nossa região aqui, a gente sabe do evento climático, das chuvas que a gente enfrenta aqui”, pontuou como justificativa para a morosidade dos trabalhos da empresa contratada. 

Ele continua. “Mas nós estamos aqui, por determinação do Governador Jorginho Mello, cobrando da empresa que venha com mais frentes de trabalho”, disse no vídeo.  A empresa contratada foi notificada pelo estado para dar mais agilidade nos trabalhos.

Além da nova asfáltica o Secretário disse que é preciso também fazer a manutenção da rodovia. A TV Portal Grande Floripa lembra que a SC é uma estrada de terra e em vários pontos há muitos buracos colocando em risco a vida dos moradores. Nesse sentido há legitima preocupação do Governo do Estado com a sua manutenção, assim como pedem os moradores até a conclusão final da obra, que deve ser feita, segundo o contrato, em paralelo com as melhorias na rodovia. 

Obra 

A empresa vencedora da licitação foi empreiteira Sul Catarinense, responsável pela execução da obra. O projeto inclui diversos serviços, como a manutenção do trecho sem pavimento para permitir o bom fluxo de veículos e das máquinas que estão na pista, desapropriações no trecho da implantação, alargamento da pista de rolamento, drenagem, sinalização, iluminação e trabalhos auxiliares. O projeto também prevê a construção de duas pontes, uma sobre o Rio Maruim e outra sobre o Rio Rocinha, além de duas passarelas sobre o Rio Mundéus. Mesmo com os atrasos o Governo do estado mantém a comclusão da obra para meados de 2026.

Por: Beto Motta

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