Em coletiva no inicio da noite de sábado Governador do Estado, Jorginho Mello, garantiu prontidão das forças de segurança

Depois que 18 pessoas foram presas, em ações para acabar com os ataques que iniciaram na tarde deste sábado (20/10), o domingo (21/10) amanheceu tranquilo. Bem diferente do que a população viu ma tarde de ontem quando ônibuis foram incêndiados, carros queimados em vias públicas e ruas bloqueadas com barricadas e fogo.
A ação crimonosa foi, segundo a Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina, um apoio a integrantes do Primimeiro Grupo da Capital (PGC) que tentaram invadir na madrugada de sexta-feira (18/19) a Comunidade do Papapaquara, no bairro Inglesesm Norte de florianópolis, que tem sob dominío do tráfico de drogas o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Fontes do reportagem da TV Portal Grande Floripa indicam que alguns membros que tentaram invadir sem sucesso, já que a PM foi chamada e impediu que as duas facções, que já estavam trocando tiros, entrassem em confronto final na sexta-feira. Ainda nesse dia um homem de 59 anos foi alvejado por um policial militar e morreu. Alguns soldados do tráfico ligados ao PGC ficaram escondidos próximos a dunas. No sábado pela manhã eles mais uma vez tentaram invadir o local para tomar a Comunidade Papaquara que há anos vive sob o dominio de traficantes que se revezam no poder. Mais uma vez a PM foi acionada e contece a situação prendendo 6 pessoas.

Durante o Sábado a Guarda Municipalde São José prendeu outras três pessoas que estavam promovendo desordem. O grupo també é acusado de incendiar um ônibus em Serraria. Ninguém se feriu na ação criminosa apenas o veiculo que ficou destruído.
Já ém Florianópolis, ainda no sábado a tarde, um, homem foi baleado na Chico Mendes. Segundo informações da coletiva com o Governador Jorginho Melllo, essa vítima teria tentato atirar contra os policiais que revidaram.
Nas mesmas condições outro ho0mem foi morto também em confrontyo comas forças de segurança no Morro do Mocotó.
Já a morte de um homem, que ocorreu na região conhecida como Beco da lixeira, não teria ligação com os ataques organziados por membros de facções.
Durante a coletiva o Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, ao todo sete facções atuam no estado. O governo, nem os membros das forças de segurança estaduais falam os nomes das facções, mas sabe-se que o Primeiro Grupo da Capital é aliado do Comando Vermelho que por suas vez é rival do PCC. Este último considerado um dos maiores grupos criminosos do mundo com ramificações que permeiam várias esferas, inslusive a política.
Durante toda a madrugada, além do reforço policial já que policiais que estavam de folga foram chamados para a ativa, helicópteros da PM se revezaram fazendo patrulhamento em áreas consideradas críticas para a segurança.
Apenas em Palhoça, no Caminho Novo uma ocorrência poderia ter ligação com os ataques de facções. Um homem fugiu ao bater em uma viatura da PM. Ele não foi localizado e nem identificado. O patrulhamento foi reforçado no local inclusive com um princípio de confronto entre um grupo de pessoas e a PM de Palhoça. Não há informações de feridos.

O saldo das operações coordenadas das forças de segurança para por fim aos ataques criminosos terminaram com seis pistolas apreendidas, coletes balistícos, 18 presos, entre eles dois baleados e um morto.
Relatório do Corpo de Bombeirtos informa que a corporação atendeu 17 ocorrências relacionadas a incêndios criminosos na Grande Florianópolis.
Abaixo os pontos que foram bloqueados e posteriormente liberados pelo Corpo de Bombeiros:
Florianópolis:
- Via Expressa (2 pontos)
- Centro: Avenida Mauro Ramos (2 pontos)
- Capoeiras: Rua Camilo SIlveira Souza
- Ingleses: Estrada Dom João Becker
- Ingleses: SC- 403 (em frente à Auto Center Pit Stop)
- Pantanal: Rua Dep. Antônio Edu Vieira
- Trindade: Rua Des. Vitor Lima
- Campeche: Rua Tereza Lopes
- Agronômica: Beira Mar Norte (em frente ao Angeloni)
- armação (estrada geral, sul da ilha)
São José
- Serraria (2 pontos)
- Forquilinhas – rodovia Mário covas
Palhoça
- Aririu – acesso ao confirmo viário
Tijucas
- Em frente a portobello (BR 101)
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar