Acima na imagem o frasco de número 1000

A maternidade do Hospital Regional de São José comemorou essa semana a marca de 1000 frascos de doações de leite materno pasteurizado. 

Como a TV Portal Grande Floripa já mostrou as doações são importantes uma vez que muitas mães acabam não tendo a quantidade suficiente para amamentar seus filhos, além disso outras razões podem impedir esse processo de amamentação.  

Como doar 

Toda mulher saudável, que amamente exclusivamente seu filho e tenha leite sobrando, é uma potencial doadora. As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Regional pelo Whatsapp 3664-9784.  

Lá, serão fornecidas todas as informações necessárias e encaminhado um formulário de cadastro (triagem), para agendar a visita à casa da doadora. 

O leite é buscado em domicílio e as coletas ocorrem duas vezes por semana, nas terças e nas quintas-feiras, com aviso prévio. Na visita também são realizadas as orientações para extração e armazenamento do leite; entregue o material (máscara, touca, vidro) para coleta; esclarecidas as dúvidas. 

Toda doadora realiza coleta de sangue para avaliação de sua saúde, a cada 6 meses, sendo esse procedimento no próprio domicílio. 

Mães com dificuldade na amamentação tem auxílio em São José 

O cuidado com a saúde da criança na primeira infância define toda a sua vida. E nessa primeira etapa de vida o leite humano é fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças, mas muitas mães têm dificuldades ou questionamentos acerca do assunto. Para essas existe o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM), que atende gestantes, puérperas, nutrizes e famílias, prestando todo o suporte necessário para a continuidade da amamentação, minimizando os riscos de desmame precoce. Além de proporcionar melhor qualidade de vida, também atua em orientações para mães com dificuldades na amamentação do bebê. 

Lá, as mães recebem toda a assistência e orientação de gastroentrologistas, nutricionistas e mastologistas. Ferramentas como extrator de leite materno, poltrona de amamentação, consultas de mastologia, fonoaudiologia, gastrologia, endocrinologia e de nutricionista também são oferecidas pelo Centro. 

Para ter acesso ao CIAM, a interessada deve procurar encaminhamento, através da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O espaço fica localizado na Policlínica. de Forquilhinha, onde também está o Centro de Referência à Saúde da Mulher e da Criança. O horário de atendimento é das 7h às 19h. 

Mãe e Guarda Municipal precisou de doações e sabe da importãncia desse gesto

Heloísa Vieira Soares, 38 anos, é guarda municipal de São José e ficou mamãe em maio de 2023. Seu filho, Gabriel, hoje com um ano de vida, nasceu prematuro, após a bolsa ter rompido com 28 semanas. Ela precisou ficar de repouso absoluto, e o parto foi realizado de emergência, quando completou 32 semanas de gestação. O seu filho teve dificuldades respiratórias, foi encaminhado à UTI Neonatal e com isso ela não conseguiu aderir à amamentação, pois o leite ainda não estava pronto para descer.

“Quando internados, eu tive o conhecimento do Banco de Leite Humano e a importância desse líquido tão precioso. Quando ele já estava mais forte, meu leite já havia descido e eu consegui amamentar. Usei a experiência que tivemos, como incentivo para doar e salvar outros bebês que precisassem, assim como as outras mães salvaram o meu Gabriel”, disse Heloísa recordando emocionada.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu