O deputado Marcos Vieira (PSDB) critica inércia do governo do Estado com relação ao ataque de quatro cães da raça Pitbull que terminou com um morto em Florianópolis

Desde 2007, uma lei de autoria do deputado Marcos Vieira proíbe a comercialização, criação e circulação dos cães desta raça em Santa Catarina. A Lei 14.204 determina, entre outras exigências, que:
Art. 1º Fica proibido, no Estado de Santa Catarina, a criação, comercialização e circulação de cães da raça Pit Bull, bem como das raças que resultem de seu cruzamento, por canis ou isoladamente no Estado de Santa Catarina
Art. 2º É obrigatória, a partir dos 6 (seis) meses de idade, a esterilização de todos os cães da raça Pit Bull, ou dela derivada, no Estado de Santa Catarina.
“Quando elaboramos a lei, ainda em 2007, foram registrados vários ataques de cães dessa raça, e em vários países o controle é rígido ou até a sua criação é proibida. Então resolvemos estudar e apresentar o projeto, que foi aprovado e sancionado, mas desde lá a falta de uma regulamentação provoca estes crimes, com mortes, ferimentos graves e pânico em quem enfrenta uma situação como essa”, explicou Marcos Vieira.
O deputado vai solicitar ao governo do Estado informações sobre os motivos da lei não estar sendo aplicada.
Caso
Um homem de 35 anosa de idade morreu ao ser atacado por quatro cachorros da raça pit-bull na manhã de sábado (27/4) na Servidão Imigrantes, Bairro Ingleses, em Florianópolis.
Segundo a Polícia Militar, a vítima frequentava a residência e, no dia do ataque, teria ido local fazer um serviço. Ele foi atacado e morto pelos cães quando pulava o muro da casa para acessar o quintal do imóvel. Nesse momento ele foi mordido nas pernas e puxado pelos cães que o arrastaram.
Um inquérito policial foi aberto para apurar as circustâncias e se houve algum tipo de negligência.
Por: TV Portal Grande Floripa com informações da Assessoria Alesc
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar