
Florianópolis e São José, junto com Joinville, norte do estado, foram três das 11 cidades brasileiras agraciadas com habitações pelo governo federal por meio do programa governamental Minha Casa Minha Vida. Na Grande Florianópolis serão 392 unidades disponibilizadas.
Em São José autoridades locais já destinaram uma área para a construção das 200 moradias ofertadas pelo Programa. A área está localizada na rua Francisco Inácio do Nascimento, no bairro de Forquilhas. A previsão é que o edital de credenciamento para a edificação do conjunto seja lançado até o fim deste trimestre.
Segundo apuração da reportagem da TV Portal São José, depois da seleção de uma construtora – processo que está atualmente em andamento – a documentação será imediatamente enviada à Caixa Econômica Federal, que ficará responsável pela contratação da empresa. Na Prefeitura de São José, quem coordena o projeto é a Secretaria de Regularização Fundiária.
Segundo o secretário adjunto de Regularização Fundiária, Rubens Pereira Júnior, questionado pela nossa reportagem hoje (22) todo o processo está a cargo da Caixa Economica Federal. Segundo a esolha dos beneficiados ele disse: “As famílias são classificadas pelo grau de vulnerabilidade social, com avaliação e conferência do CadUnico”.
Já em Florianópolis o local escolhido para as 192 unidades é a Caiera, Saco dos Limões, como informou a reportagem nessa quinta-feira (22) o Prefeito Topázio Neto (PSD).
Como ser beneficiado
Para se qualificar como beneficiado do Minha Casa, Minha Vida, é necessário que a renda familiar bruta seja de até R$ 2,6 mil. Tanto São José quanto Florianópolis estão programando a entrega das residências dentro de dois anos após o início das obras. Para ser um dos beneficiários é preciso nessa faixa do Programa ter o cadastro no CadÚnico, que é realizado pelas Secretarias de Assistência Sociail dos municípios.
O programa do governo federal busca reduzir o déficit habitacional, permitindo que mais brasileiros tenham acessibilidade a moradias dignas.
Por: Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar