Jovem de 16 anos vendeu os doces para pagar inscrição de campeonato nacional e com apoio de pequenas empresas da cidade conseguiu viajar para São Paulo

O estudante dos anos finais da Escola estadual Básica Conselheiro Manoel Pillip, na localidade de Vargem Grande em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, João Pedro da Silva Popeng , 16 anos, tem se destacado como esportista da modalidade jiu-jitsu.
Natural de Bom retiro, foi ainda criança morar em Águas Mornas, onde vive com sua mãe na comunidade de Santa Cruz da Figueira.
Aos 14 anos descobriu o jiu-jitsu depois que o atual professor o convidou para uma aula experimental e não parou mais. São dois anos de dedicados a prática do esporte, com treinamentos diários, e os primeiros frutos já começam a chegar.

Campeonato em São Paulo
No dia 20 de abril foi convidado a representar a cidade de Águas Mornas no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.
Mesmo não subindo no pódio João garante que foi uma experiência enriquecedora do ponto de vista de atleta e praticante dessa modalidade que aprendeu a gostar e hoje é uma mola propulsora de seus objetivos, não só no esporte, mas na vida.
Sobre sua participação no campeonato na capital paulista ele diz:
“Foi surreal. Nunca imaginaria que estaria em tão alto nível e competindo com atletas que são destaques nesse esporte em todo o Brasil”, observou João, ainda eufórico com a oportunidade.
Ele ressaltou que foi importante para pegar bagagem em eventos como esse já visando as próximas oportunidades. “Não consegui pegar pódio, mas ano que vem é uma nova chance e com mais preparação esperamos novas conquistas”, projetou o atleta.
Muito esforço e venda de doçes
João não tem um patrocínio fixo e a viagem para São Paulo para disputar a competição contou com apoio de familiares e foi bancada com ajuda de um grupo de pequenos empresários do município por meio de uma vaquinha.
Já o valor da inscrição da competição em São Paulo R$ 300,00 foi conseguida por meio da venda de trufas.
Com ajuda da mãe e de uma tia João fazia os doces e depois vendia nos cultos em uma igreja que a família frequenta. Além de João seu treinador também o acompanhou até a capital paulista para a participação no campenato. Foram cerca de 9 horas em viagem de ônibus até o destino.
Ele conta que deve iniciar novamente esse processo da venda de trufas já que foi convidado a participar de um campeonato no Rio de Janeiro marcado para o dia 19 de julho desse ano.
João já é inscrito na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, o que lhe da o direito de disputar as provas do calendário nacional da entidade.
Por: Redação TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar