Tiro em ônibus, homicídios, assaltos e muita droga em circulação: Desafios para conter avanço do crime

Atualizado às 20h35m 21 de agosto 2024

Na imagem acima o ônibus que foi alvo de tiros e por pouco não foi incêndiado no Norte da Ilha

Policias continuam tentando dar uma resposta ao crescente aumento da violência no Norte de Florianópolis.

As operações de Combate a Facções que operam o crime na região ou muitas vezes a briga por espaço teritorial, visando o aumento do lucro com  a venda dos entorpecentes entre os próprios grupos rivais, desencadeia a onda de crimes.

Nos últimos meses a TV portal Grande Floripa vem noticiando as várias ocorrências policiais na região que mais cresceu em Florianópolis (veja no fim desse texto)

A Polícia Civil e a Militar vem atuando, mas o crescimento desordenado da região aliado ao crescente consumo de substâncias entorpecentes, dificulta o trabalho. Essa é a lei de mercado a as substâncias ilíctas não fogem a regra: Onde há demanda, ha sempre quem venda.

Operações e represálias

A nossa reportagem aglutinou algumas informações que já foram noticias por aqui. Nesse nosso cronograma é possível ver abaixo que para cada ação da polícia tem uma reação do crime organizado e vice-versa.

Em 26 de fevereiro um homem estava em uma Loja de Conveniência em Canasvieiras, Norte da Ilha, quando foi alvejado. 

A vítima de 30 anos foi surpreendida quando mexia no celular e só notou a chegada do assassino quando já era tarde. Vestido de preto e com capacete o atirador disparou várias vezes. Já no primeiro tiro a vítima caiu no chão e o matador, mesmo assim continuou atirando.  

Há sinais de execução e ligação com tráfico de drogas.

Em 14 de março uma ocorrência policial que começou depois de um assalto em um minimercado em São José terminou com refém libertado e um bandido de 25 anos morto. Quatro homens participaram do crime.

Segundo as informações da Polícia Militar, logo depois do crime os quatro assaltantes renderam o motorista de um veículo Renaut Logan próximo ao estabelecimento assaltado e o colocaram no porta-malas. 

O veículo tomado de assalto foi seguido até a entrada da Comunidade do Papaquara, na Vargem Grande, Norte da Ilha, uma região de invasões e incidência do tráfico de drogas e ações de uma facção local. 

Nesse momento houve confronto e um bandido foi morto na troca de tiros com os policiais militares.

A tarde do dia 15 de março iniciou com bandidos atirando em um ônibus na Vargem Grande. O transporte coletivo linha 11663 foi atingindo quando passava no viaduto próximo ao Terminal Integrado de Canasvieiras.

A época uma funcionária da empresa de ônibus ouvida por nossa reportagem e que não quis se identificar disse que os passageiros relataram que a intenção era incendiar o coletivo, uma vez que muita gasolina foi jogada no seu interior. 

Por sorte as chamas não iniciaram e níguém ficou ferido no que foi classificado pela PM do Norte da Ilha como “represália em razão das ações da corporação contra o crime na região”.

No dia 28 de março a Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Florianópolis (DECOD/DIC), desencadeou uma operação contra o tráfico de drogas no Bairro Canasvieiras, em Florianópolis.

No local foram detidos, René Bilhão e Ruhan Breschi Madeira, vulgo “Chulé”, ambos com 21 anos de idade. A dupla comandava o tráfico local. 

Já no dia 14 de agosto mais um atentado registrado contra a Segurança Pública do Norte da Ilha.

Dessa vez depois de uma abordagem policial a um veiculo com três ocupantes no Santinho começou um plano para despistar a atenção da PM.

Durante a averiguação do automóvel dois homens desceram do carro atirando contra os policias, que revidaram. Um homem que passava pelo local e nada tinha a ver com o fato foi ferido sem gravidade. Uma mulher que estava no carro foi detida.

A dupla se embrenhou em um matagal. Foi aí que várias ocorrências foram desencadeadas, segundo a PM para tirar o foco da perseguição aos bandidos, que pertenceriam a uma facção criminosa.

Houve queima de um ônibus em frente da Creche Gentil Mathias, na rua Dom João Becker Bairro Ingleses, bem na entrada da Comunidade do Siri. Pessoas ligadas ao tráfico de drogas ainda fizeram barricadas com fechamento de ruas no Santinho, Ingleses, Vargem Grande e Rio Vermelho.

Na madrugada desta terça-feira, 20 de agosto, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), do Departamento de Investigação Criminal de Florianópolis (DIC), executou uma operação de combate ao tráfico de drogas na região Norte da Ilha de Santa Catarina. Denominada operação “Desativado”, a ação visou desmantelar um esquema de distribuição de entorpecentes que atendia a toda a região através de um serviço de “delivery”.

Durante a operação, o homem apontado como o principal articulador do esquema, foi preso.

Chegada do verão preocupa

Essa sensação de insegurança que ronda a região, é sentida pela grande maioria dos moradores que relatam casos nas redes sociais. As autoridades trabalham agora para prevenir que os indices não aumentem de forma desproporcional com a chegada da temporada de verão, epoca que a população cresce vertiginosamente. Na temporada de verão 2023/2024 Florianópolis recebeu dois milhões de pessoas.

Com o alargamento da faixa de areia nas praias do Ingleses e de Jurerê realizados recentemente o movimento de turistas nessas regiões deve ser incrementado e com isso as oportunidades para os bandidos. ligados aos crimes de assalto ou para os traficantes, aumentam.

Norte da Ilha registra maior crescimento da cidade

A população do Norte da Ilha aumentou 61% em 12 anos. Os dados populacionais de cada distrito foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no último Censo (2022). A região Norte saiu de 92.500 moradores chegou a marca de 149.092 habitantes, somando os distritos de Ingleses, Canasvieiras, Rio Vermelho, Cachoeira do Bom Jesus, Santo Antônio de Lisboa e Ratones. Rio Vermelho teve o maior aumento populacional ns últimos 12 anos, consolidando uma evolução contundente no número de residentes na região. 

O aumento mais expressivo se deu no Rio Vermelho. O bairro saltou de 15,5 mil moradores para os atuais 30.751 moradores. O aumento, segundo dados do instituto, é de 98% se comparado o período há 12 anos. De todos os distritos, foi o que mais creceu no Norte da Ilha. 

Denúncias

A reportagem lembra que o morador que se sentir intimidado, ou constrangido peo qualqueol ação criminosa pode  enviar sua denúncia anonimamente por meio do número 181, pelo WhatsApp da Polícia Civil de Santa Catarina (48 98844-0011), ou diretamente à DECOD.

Por: TV Portal Grande Floripa – Jornalista Beto Motta

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu