Além da pavimentação de 986 metros da Estrada Francisco Thomas dos Santos, serão entregues ainda duas estruturas de passa-faunas com foco na segurança dos animais que habitam a região.

Neste sábado, 12 de julho, às 9h, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, realiza a inauguração da Pavimentação da Estrada Francisco Thomas do Santos, via que corta o Sertão do Ribeirão, no sul da Ilha. Foram beneficiados os 986 metros entre a Rodovia Baldicero Filomeno e a Servidão Tucanos, no Sertão do Ribeirão, que ainda era de chão batido, e agora conta com pavimento em lajotas com guard rail e o devido sistema de drenagem. A via tem ao todo 5,5 km de extensão.
“Estamos chegando a um equilíbrio entre melhorias urbanas para quem mora na região e a preservação do patrimônio histórico, principalmente no trecho que foi identificado pela Floram que deveria ser mantido sem pavimentação. Essa é uma estrada que corta uma comunidade tradicional de Florianópolis e cada passo dado leva isso em conta. Vai facilitar muito o acesso até o ponto central em que estão a maior parte das residências”, destaca o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
Cuidando da fauna local
O trecho a ser inaugurado recebeu ainda, pela primeira vez nesta via que serve como acesso alternativo entre o Pântano do Sul e o Ribeirão da Ilha, passa-faunas (sendo um aéreo e um subterrâneo) para proteção das espécies da região, por recomendação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).
A ideia é que as estruturas evitem que os bichos sofram acidentes ao atravessarem a via. Afinal, a alternativa aérea corresponde a uma ponte pênsil composta de cordas e tubos de PVC fixada em postes ou árvores de oito metros de comprimento atravessada sobre a Estrada, com uma altura de seis metros com relação ao pavimento em lajotas recém-implantado. O modelo cria um caminho seguro por evitar que os animais utilizem a rede elétrica para travessia e venham a ser eletrocutados, por exemplo.
Já o passa-fauna sob a via vai dar uma função a mais a uma galeria de drenagem pré-existente e que precisou apenas ter o fundo aplanado com concreto – solução sustentável. Ele é semelhante ao que a administração municipal fez na revitalização da Estrada Cristóvão Machado de Campos, que liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho, no Norte da Ilha.
Pela estrutura aérea poderão circular bugios-ruivos, gambás-de-orelhas-pretas e tamanduás-mirins. Já a passagem subterrânea poderá ser utilizada por cachorros-do-mato, lontras, pacas, tatus-galinhas, cutias e pererecas, entre os animais mais populares, como os ouriços. Curiosamente, o gambá-de-orelha-preta é a única espécie que vai se sentir confortável de poder escolher entre as duas opções de passa-faunas.
O passa-fauna aéreo está localizado a cerca de 150 metros do mirante da baía sul enquanto o subterrâneo ficará próximo da igreja existente nesse trecho da via. Os serviços foram executados pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade da Prefeitura de Florianópolis.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.