Separamos links e as imagens dos novos horários para que você possa ter todas as informações depois de mais uma crise na prestação desse serviço na cidade e possa tirar suas dúvidas caso precise

População pode se programar agendando serviços ou indo aos locais oficiais de descarte

Depois do impasse da coleta do lixo em Florianópolis com a troca de empresas terceirizadas que são responsáveis pela prestação de serviço de coleta convêncional, que inclui a orgânica e de residuos sólidos, em bairros do Norte da Ilha, Centro e região Continental, a TV Portal Grande Floripa atualiza as informações. 

A Racli Limpeza Urbana foi informada do resultado e que seria a nova empresa da coleta de lixo em Florianópolis em 30 de março. Ela teria, pelo que prevê o edital, 30 dias para se mobilizar. Só em 15 de maio fez o anúncio em suas redes sociais que iria, a pedido da prefeitura e de forma emergencial, iniciar os trabalhos. A empresa precisou de vários dias para que a coleta fosse normalizada, o que gerou muita reclamação da população atendida.

Racli é a terceira empresa em menos de dois anos a assumir o serviço em Florianópolis

A Empresa que começou a atuar em Florianópolis nos três locais em que a o serviço é terceirizado, venceu uma nova licitação com o menor preço e que foi aberta pela prefeitura de Florianópolis na modalidade de pregão eletrônico.  A Racli, com sede em Cricíuma onde também presta o serviço de coleta do lixo, também atua em Braço do Norte, Blumenau e Tubarão.

Em Florianópolis 60% da coleta convencional passa a ser feita pela Racli e o restante pela Comcap. A diferença no volume de trabalho é que a Comcap ainda é responsável pelo serviço de poda, limpeza pública urbana e coleta seletiva. 

Troca de empresa e contratos duvidosos 

A FG Soluções Ambientais, que em março teve um prejuízo de R$ 750 mil depois de ter um caminhão incendiado durante a coleta em meio a uma greve dos trabalhadores da Comcap, teve o contrato rescindido por determinação judicial. 

A empresa prestava o serviço desde janeiro de 2022 quando iniciou o trabalho com uma licitação que passou a ser questionada por uma outra empresa que também disputou o certame afirmando que a vencedora, FG Soluções Ambientais, não teria “comprovado a qualificação técnica exigida”, argumento foi acatado pela justiça e posteriormente pela prefeitura de Florianópolis. 

 A FG assumiu depois que a Amazon Fort, responsável pela coleta na época, começou a ser investigada na Operação Presságio. 

Mapa de ruas e horários 

A Comcap disponibiliza nessa página na internet esse mapa onde pode ser visualizado os locais onde são realizados o serviço de coleta, tanto da terceirizada quando dela própria. Já aqui estão disponíveis todos os horários e regiões onde a coleta é feita na capital. Lembrando que o serviço é prestado em 100% da cidade.

Serviços só da Comcap

nessa página é possível obter informações e contatos sobre horário e locais de todos os serviços prestados pela Comcap e buscadores de endereço para facilitar o processo de identificação dos logradouros que são atendidos pela autarquia.

Coleta de Entulhos em residência e Ecopontos

Na imagem acima os materiais que podem ser encaminhados aos Ecopontos de Florianópolis

Além dos Ecopontos – onde a comunidade da capital pode levar entulhos e lixo eletrônico para descarte, Aqui nesse endereço eletrônico você pode fazer o pedido de coleta de resíduos sólidos (entulhos) que também tem a gestão da Comcap.  Na cidade os Ecopontos estão localizados na regiões dos bairros Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Capoeiras, Rio Vermelho, Ingleses, Monte Cristo, Coloninha e Costeira. Acesse aqui a página.

O contato pode ser feito pessoalmente ou por intermédio de terceiros, portando CPF e RG, em qualquer unidade do Pró-Cidadão, informando o endereço a ser atendido.  

Será preciso fornecer na hora da solicitação o ponto de referência na rua principal mais próxima e telefone.    

O pedido pode ser realizado também por meio da Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou ainda pelo endereço eletrônico  ouvidoria.smma@pmf.sc.gov.br,  Fones 0800 643 1529 (não atende celular) e 3271 6841. 

O morador também tem esse número WhatsApp 55 48 98482-9617 para solicitar o serviço. 

Abaixo os horários (atualizados) da Coleta Convencional de Florianópolis ou clique aqui

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu