Localidade em São José sofre com alagamentos provenientes da falta de escoamento da água da chuva.

Por exigência técnica obra tem que passar no meio dos terrenso de imóveis locais. (Foto: PMSJ).

A Secretaria de Infraestrutura de São José informou nessa quinta-feira (7/8), que inicia neste mês à fase de reconstrução de quatro edículas e dez muros no bairro Ipiranga, como parte das obras de macrodrenagem do antigo Rio da Palha. A ação é resultado das intervenções realizadas no entorno de residências afetadas pela implantação do novo sistema de escoamento de águas pluviais.

Segundo a gestão municipal josefense o investimento é de R$ 4,2 milhões na obra que é considerada uma das mais importantes em infraestrutura hídrica no município. O projeto busca eliminar os alagamentos recorrentes que há décadas afetam os moradores da região, colocando em risco a segurança e a qualidade de vida da comunidade local.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a complexidade da obra exige escavações profundas — que podem chegar a três metros de profundidade — e grande atenção social. “Estamos falando de uma intervenção de grande porte, que vai resolver um problema crônico enfrentado por essa comunidade há décadas. A fase atual exige cuidados redobrados, tanto do ponto de vista técnico quanto social, mas é fundamental para garantir a funcionalidade completa do novo sistema de drenagem”.

Avanço da obra

Até agora, já foram instalados 170 metros de tubos com 1,2 metro de diâmetro e 194 metros de galerias celulares de quatro metros quadrados. Faltam 88 metros para a conclusão da estrutura principal. A nova rede de drenagem abrange sete ruas: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza.

Além da macrodrenagem, o projeto também prevê a recuperação das vias afetadas, recomposição de calçadas e a sinalização viária, promovendo a valorização urbana do bairro. A iniciativa integra um planejamento estratégico da Prefeitura para preparar São José para os impactos das mudanças climáticas, aumentando a resiliência urbana e melhorando a infraestrutura em áreas com histórico de enchentes.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *